Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24165
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PaulaCoelhoDamasceno.pdf415,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Germinação de sementes de salsa em diferentes substratos e ambientes
Autor(es): Damasceno, Paula Coelho
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Hortaliças
Sementes - germinação
Plantas condimentares
Mudas
Data de apresentação: Abr-2019
Data de publicação: 3-Jun-2020
Referência: DAMASCENO, Paula Coelho. Germinação de sementes de salsa em diferentes substratos e ambientes. 2019. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A salsa, hortaliça folhosa, tem se tornado uma das plantas condimentares com grande importância no mercado consumidor. Devido ao aumento do consumode alimentos condimentares, existe a necessidade na melhoria das técnicas de cultivo desenvolvidas para essas culturas. No caso específico da salsa, um dos problemas enfrentados por produtores tem relação com a germinação de sementes, o que se relaciona com a escolha do melhor substrato e do melhor ambiente para produção de mudas. Nesse sentido o presente trabalho teve o objetivo de avaliar a porcentagem de germinação de sementes de salsa utilizando diferentes substratos e diferentes ambientes de produção na região do Distrito Federal. Para tanto, foi desenvolvido um experimento com delineamento de blocos casualizados, com três repetições, em esquema fatorial 3X2, sendo três ambientes (campo aberto, casa de vegetação de ar forçado e telado) e dois tipos de substrato (latossolo vermelho oriundo da Fazenda Água Limpa da UnB e Vivato Plus®). Foram utilizadas sementes de salsa lisa. A porcentagem de germinação (%G) das sementes foi avaliada a partir de duas contagens de germinação(aos 10 e 28 dias após semeio). Foram consideradas germinadas as plantas que apresentaram folhas cotiledonares. Após a realização das análises estatísticas, foi possível verificar que, no tocante aos substratos utilizados, o substrato comercial apresentou maior porcentagem de germinação, diferindo estatisticamente do substrato utilizado com latossolo vermelho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.