Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24151
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ViniciusDanielFerreiraBatista.pdf648,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção e comercialização de café brasileiro : crise no setor e mercado futuro
Autor(es): Batista, Vinícius Daniel Ferreira
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Café
Produtos agrícolas
Bolsa de mercadorias
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 3-Jun-2020
Referência: BATISTA, Vinícius Daniel Ferreira. Produção e comercialização de café brasileiro: crise no setor e mercado futuro. 2019. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Brasil é o maior produtor de café arábica do mundo, segundo maior de café conilon e o segundo maior consumidor. Atualmente os preços estão baixos devido a bienalidade positiva, considerada uma safra recorde. O objetivo desse trabalho foi fazer o levantamento da safra 2018/2019 e dos valores pagos pelo mercado internacional de café. Demonstração do uso de instrumentos financeiros para proteção sobre o preço e projeção do cenário de produção e comercialização da nova safra de café. As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho foram buscas em livros específicos de mercado de café, sites brasileiros que acompanham o preço interno e externo do mercado e sites do órgão americano de agricultura (United States Department of Agriculture-USDA). Em consideração final pode-se verificar que a comercialização do café brasileiro acompanha os preços internacionais, sendo este produto uma das mais importantes commodities. Os preços do café apresentam muita volatilidade, por isso o produtor usa o hedge na prática de comercialização para minimizar o risco de queda de preço no mercado futuro. A eficiência do mercado futuro tem sido questionada por parte dos produtores que vêm enfrentando prejuízos. Tais prejuízos têm mobilizado os países produtores que em conjunto buscam encontrar soluções à questão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.