Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2414
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MaraJhosyPaulaQueiroz.pdf231,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso pedagógico do lúdico no processo de inclusão escolar da criança especial
Autor(es): Queiroz, Mara Jhosy Paula
Orientador(es): Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Assunto: Educação inclusiva
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: QUEIROZ, Mara Jhosy Paula. O uso pedagógico do lúdico no processo de inclusão escolar da criança especial. 2011. vii, 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho trata de um estudo sobre a utilização do lúdico como recurso pedagógico no processo de inclusão escolar da criança especial a partir da percepção dos professores que atuam na sala de recurso. De orientação qualitativa, foram feitas entrevistas com dois professores de uma escola localizada no Distrito Federal. A partir das falas dos participantes emergiram três categorias: 1 – percepção dos professores sobre a inclusão e o aluno especial; 2 – o uso do lúdico como estratégia pedagógica; e 3 – o desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais a partir das atividades lúdicas. Os dados coletados indicam que os professores da sala de recurso utilizam o lúdico como estratégia pedagógica para alcançar os objetivos acadêmicos propostos com seus alunos. As atividades lúdicas são utilizadas de forma livre, individual ou em grupo, as quais colocam-se como importantes recursos pedagógicos por apresentar ganhos nas áreas cognitiva, afetiva, social e motora, promovendo desta forma o processo de inclusão da criança especial no ensino regular. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this work is about a study on the use of playful for pedagogic resources. From the perception of the teachers who act in the resource room, this study would benefit all type of scholar inclusion process for Childs with special needs. From a qualitative direction, interviews where made using two school teachers located in the District Columbus area to sustain current research. Thru participants’ interviews three categories appeared: 1 – Teachers´s perception about inclusion and Childs with special needs; 2 – Use of playful as a pedagogic strategy and 3 – The development of Childs with special educational needs thru special playful activities. The data collected indicate that teachers of the resource room use the playful as a pedagogic strategy to reach the academic objectives proposed with their students. The playful activities are of free use, into an individual form or in group, which place themselves like important pedagogic resources because of presenting profits in the cognitive, affectionate, social areas and mobility. This would promote the process the inclusion of Childs with special needs in regular teaching routine.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons