Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2409
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ValeriaMigueldaCruzMelo.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorMelo, Valéria Miguel da Cruz-
dc.identifier.citationMELO, Valéria Miguel da Cruz. A importância do lúdico para crianças com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação infantil. 2011. 70 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho abordará como o educador pode utilizar o lúdico no desenvolvimento de ensino aprendizagem da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) possibilitando a inclusão destes à escola acompanhada e partícipe da pesquisa na Unidade Escolar que representa os diversos segmentos da sociedade. Com essa finalidade foi realizada uma pesquisa literária sobre a historicidade ao longo do tempo sobre TDAH, suas causas , sintomas, tratamento e as teorias de aprendizagem que sustentam um processo educacional comprometido com a singularidade desses educados. Os documentos orientadores na educação são aqueles que apontam o caminho da prática educacional propriamente dita, evidenciando o lúdico no processo de aprendizagem com as crianças que apresentam sintomas de TDAH. Os questionários aplicados aos professores e auxiliares de educação, sugeriram atividades lúdicas que auxiliam o desenvolvimento dessas crianças. A coleta de dados realizou-se através de análise quantitativa e qualitativa, levando em conta o conhecimento e as práticas pedagógicas dos sujeitos questionados. Após a coleta de dados e a experiência vivenciada, baseando-se sempre na teoria que cerca o assunto em questão, pode-se constatar o quanto é relevante aplicar atividades lúdicas com o foco para o desenvolvimento do aluno com TDAH, respeitando suas individualidades e suas dificuldades, realizando sempre um trabalho multidisciplinar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleA importância do lúdico para crianças com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-11T15:15:44Z-
dc.date.available2012-01-11T15:15:44Z-
dc.date.issued2012-01-11T15:15:44Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2409-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2409pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons