Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2409
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ValeriaMigueldaCruzMelo.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do lúdico para crianças com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação infantil
Autor(es): Melo, Valéria Miguel da Cruz
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Atividades lúdicas
Educação de crianças
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 11-Jan-2012
Referência: MELO, Valéria Miguel da Cruz. A importância do lúdico para crianças com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação infantil. 2011. 70 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho abordará como o educador pode utilizar o lúdico no desenvolvimento de ensino aprendizagem da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) possibilitando a inclusão destes à escola acompanhada e partícipe da pesquisa na Unidade Escolar que representa os diversos segmentos da sociedade. Com essa finalidade foi realizada uma pesquisa literária sobre a historicidade ao longo do tempo sobre TDAH, suas causas , sintomas, tratamento e as teorias de aprendizagem que sustentam um processo educacional comprometido com a singularidade desses educados. Os documentos orientadores na educação são aqueles que apontam o caminho da prática educacional propriamente dita, evidenciando o lúdico no processo de aprendizagem com as crianças que apresentam sintomas de TDAH. Os questionários aplicados aos professores e auxiliares de educação, sugeriram atividades lúdicas que auxiliam o desenvolvimento dessas crianças. A coleta de dados realizou-se através de análise quantitativa e qualitativa, levando em conta o conhecimento e as práticas pedagógicas dos sujeitos questionados. Após a coleta de dados e a experiência vivenciada, baseando-se sempre na teoria que cerca o assunto em questão, pode-se constatar o quanto é relevante aplicar atividades lúdicas com o foco para o desenvolvimento do aluno com TDAH, respeitando suas individualidades e suas dificuldades, realizando sempre um trabalho multidisciplinar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons