Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24086
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DeniseMariaDosSantosButruille_tcc.pdf271,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O relatório de auditoria e os modelos de previsão de solvência
Autor(es): Butruille, Denise Maria Dos Santos
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Auditoria
Insolvência
Data de apresentação: 20-Nov-2018
Data de publicação: 22-Mai-2020
Referência: BUTRUILLE, Denise Maria Dos Santos. O relatório de auditoria e os modelos de previsão de solvência. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O propósito do trabalho é analisar a aderência entre os modelos de previsão de solvência e os relatórios de auditoria. Para isso, foram analisados 1329 relatórios de auditoria de 279 empresas não financeiras listadas na B3, entre 2013 e 2017, separando os relatórios que mostravam que a empresa tinha risco de continuidade, estava em recuperação judicial, apresentava prejuízo ou passivo maior que ativo, ou que estava passando por algum processo judicial que poderia prejudicar sua continuidade operacional. Com base nas empresas selecionadas, foram calculados os modelos de previsão de solvência de Kanitz, Altman, Elizabetsky, Matias e Sanvicente e Manardi. Foi feito um teste de proporção entre os relatórios de auditoria e os modelos de previsão de solvência. O resultado mostrou que o modelo que apresentou maior aderência entre o modelo e a opinião do auditor foi o de Altman e de Kanitz. Enquanto a menor aderência ocorreu com os modelos de Matias, seguido do de Sanvicente e Elizabetsky. Concluiu-se que os modelos de previsão de solvência mais aderentes com o relatório do auditor foram o de Altman e o de Kanitz.
Résumé: L'objectif de cet travail d’analyser l’adhérence entre les modèles de prévision de solvabilité et les rapports d’audit.Pour cela, ont été analysés 1329 rapports d'audit de 279 sociétés non financières répertoriées dans la B3, entre 2013 et 2017, en séparant les rapports que montrait que la société avait un risque de continuité, était en recouvrement judiciaire, avait une perte ou un passif supérieur à l’actif, ou qu'elle faisait l'objet d'un processus judiciaire susceptible de compromettre sa continuité opérationnelle. Sur la base des sociétés sélectionnées ont été calculés les modèles de prévision de solvabilité de Kanitz, Altman, Elizabetsky, Matias et Sanvicente et Manardi. Un test proportionnel a été effectué entre les rapports d'audit et les modèles de prévision de solvabilité. Les résultats ont montré que le modèle présentant la plus haute adhérence entre le modèle et l'opinion de l'auditeur était celui d'Altman et de Kanitz.. Tandis que la plus petite adhésion s'est produite avec les modèles de Matias, suivis de celui de Sanvicente et Elizabetsky. La conclusion est que les modèles de prévision de solvabilité plus cohérents avec le rapport de l'auditeur étaient ceux d'Altman et de Kanitz.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.