Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuizaEvangelistaDeAmorim_tcc.pdf958,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologias ativas no desenvolvimento de habilidades e competências : um estudo de sua aplicabilidade à disciplina de estágio supervisionado em Ciências Contábeis
Autor(es): Amorim, Luiza Evangelista de
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Estágios supervisionados
Contadores - formação profissional
Data de apresentação: 26-Jun-2019
Data de publicação: 21-Mai-2020
Referência: AMORIM, Luiza Evangelista de. Metodologias ativas no desenvolvimento de habilidades e competências: um estudo de sua aplicabilidade à disciplina de estágio supervisionado em Ciências Contábeis. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Em conformidade às necessidades apresentadas pelo mercado de trabalho, devido aos avanços que vem acontecendo nas tecnologias, passaram a ser requeridas melhorias quanto as habilidades e competências presentes no futuro profissional contábil. Dessa maneira, para que esse conhecimento multidisciplinar seja desenvolvido, sugeriu-se a aplicabilidade de metodologias ativas – ferramentas inovadoras de ensino que fazem o aluno se tornar o sujeito ativo na relação ensino-aprendizagem – à disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Contábeis, fazendo com que os discentes tenham um contato cada vez mais próximo com sua futura área de atuação. Para que isso fosse possível, foi utilizada a análise de conteúdo, que relacionou critérios pré-estabelecidos no âmbito das Metodologias Ativas e Habilidades e Competências com a Ementa da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Contábeis e o Regulamento de Atividades Complementares – Estágio do Departamento de Ciências Contábeis (R1) do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB), de forma a verificar a aplicabilidade das metodologias ao Estágio e, assim, desenvolver habilidades e competências nos discentes. Porém, o resultado encontrado não foi satisfatório, pois, as metodologias ativas não são ferramentas presentes durante o processo de ensino-aprendizagem e ela, de fato, pode ter um papel fundamental no desenvolvimento de um profissional críticoreflexivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.