Título: | Satisfação dos alunos de graduação presencial e a distância em Ciências Contábeis : uma análise comparativa entre duas IEs brasileiras |
Autor(es): | Borges, Rafael Silva Alves |
Orientador(es): | Morgan, Beatriz Fátima |
Assunto: | Contabilidade - estudo e ensino Educação à distância Estudantes universitários - Ciências Contábeis |
Data de apresentação: | 15-Fev-2019 |
Data de publicação: | 20-Mai-2020 |
Referência: | BORGES, Rafael Silva Alves. Satisfação dos alunos de graduação presencial e a distância em Ciências Contábeis: uma análise comparativa entre duas IEs brasileiras. 2019. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A Educação a Distância (EAD) se caracteriza como uma modalidade educacional com características peculiares, cuja utilização tem se proliferado no âmbito de cursos do ensino superior nas últimas décadas. Acompanhada desse crescimento vem a necessidade contínua de se avaliar a qualidade dos cursos, encontrando-se na figura da avaliação da satisfação dos estudantes uma ferramenta preciosa e essencial para a evolução e continuidade dos programas educacionais. Destarte, este estudo se caracteriza como descritivo e de levantamento, tendo o objetivo de descrever uma comparação entre a percepção de alunos de Educação Presencial e de Educação a Distância, acerca da satisfação quanto a diferentes aspectos gerais dos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Foram aplicados questionários online aos alunos matriculados no segundo semestre de 2018 em cursos de graduação em Ciências Contábeis da modalidade presencial da Universidade de Brasília (UnB), e da modalidade a distância de uma Instituição de Ensino (IES) privada do estado de São Paulo. Foram encontrados diversos contrastes entre o perfil dos respondentes do curso presencial e do curso a distância. Além disso, os estudantes do curso a distância se apresentaram mais satisfeitos em comparação com os alunos do curso presencial, no que tange os construtos Envolvimento do Professor, Envolvimento do Estudante, Interação Estudante-Professor, Demandas do Curso e Organização do Curso. No construto da Satisfação Geral, entretanto, percebeu-se equilíbrio nas frequências de respostas dos dois grupos, bem como equilíbrio no nível de satisfação dos alunos do curso a distância em comparação com os respondentes do curso presencial. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.