Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24066
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CristianoRochaCampos_tcc.pdf404,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Retorno dos bancos públicos federais versus custo de carregamento da dívida do Tesouro Nacional
Autor(es): Campos, Cristiano Rocha
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Tesouro Nacional
Taxa Selic
Bancos públicos
Data de apresentação: 20-Nov-2018
Data de publicação: 20-Mai-2020
Referência: CAMPOS, Cristiano Rocha. Retorno dos bancos públicos federais versus custo de carregamento da dívida do Tesouro Nacional. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar se os retornos oferecidos pelos bancos públicos federais remuneram o Tesouro nacional em relação ao custo de carregamento da dívida. Para isso, foram utilizados os demonstrativos financeiros do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social do período de 2002 a 2017, submetendo-os a seis métricas de retorno distintas para mensurar o retorno do capital investido pelo Tesouro Nacional e, como taxa de captação de recursos pelo Tesouro Nacional, a Taxa Selic do mesmo período. Como forma de testar estatisticamente os resultados, as métricas e a Taxa Selic foram submetidas a análises de estatística descritiva, a medidas de tendência central e a medidas de dispersão. Os resultados mostraram que os bancos públicos federais, no geral, oferecem retornos econômicos superiores aos custos de captação de recursos do Tesouro Nacional. Por outro lado, os bancos públicos federais não oferecem retornos de fluxo de caixa superiores à Taxa Selic. Por fim, esse resultado indica que os recursos aplicados nos bancos pelo Tesouro Nacional rendem mais do que a taxa de captação desses recursos no mercado, porém, desse valor que é gerado, somente uma parcela, abaixo da Selic, é distribuída.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.