Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RaquelSeguinsFerreira_tcc.pdf823,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Centralidade municipal e interdependência dos gastos públicos na função comércio e serviços e subfunção turismo
Autor(es): Ferreira, Raquel Seguins
Orientador(es): Campos, Edmilson Soares
Assunto: Turismo
Gasto público
Municípios (Brasil)
Data de apresentação: 25-Jun-2019
Data de publicação: 20-Mai-2020
Referência: FERREIRA, Raquel Seguins. Centralidade municipal e interdependência dos gastos públicos na função comércio e serviços e subfunção turismo. 2019. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa investiga quais são os fatores determinantes do gasto público com comércio e serviços sob o ponto de vista da interdependência espacial entre os municípios brasileiros para os anos de 2009 a 2018. Foram descritos cinco tipos de efeitos que os municípios tidos como centrais podem gerar, são eles: efeito transbordo, avaliação comparativa dos desempenhos, competição por recursos, características similares da população e a teoria dos lugares centrais. Para abordagem dos resultados, utilizou-se o Índice de Moran que representa a dependência espacial entre as localidades, sendo que uma autocorrelação positiva significa que quando uma jurisdição aumenta seus gastos, consequentemente, o vizinho também aumentará, a negativa evidencia que quando um ente gasta mais o vizinho tenderá a gastar menos. Também foram utilizados modelos espaciais autorregressivos a fim de verificar a interação entre as variáveis dependentes e independentes. Os resultados apresentam que existe dependência espacial entre as jurisdições e mostram que em todo o território brasileiro predominou-se clusters de baixo investimento de interação horizontal. E como resultado da análise empírica desta pesquisa apoiando-se na Teoria dos Lugares Centrais (TLC) foi possível verificar o impacto da centralidade considerando a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de tal forma que, foram realizadas três regressões contemplando os períodos de 2013 a 2017 e tais resultados mostraram que a centralidade influência positivamente nos gastos com comércio e serviços.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.