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Título: Análise estática e dinâmica de uma asa de competição SAE Aerodesign
Autor(es): Correia, Mateus Farias
Orientador(es): Carneiro, Sérgio Henrique da Silva
Assunto: Método dos elementos finitos
Veículo aéreo não tripulado
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 19-Mai-2020
Referência: CORREIA, Mateus Farias. Análise estática e dinâmica de uma asa de competição SAE Aerodesign. 2019. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os veículos aéreos não tripulados (VANT) têm grandes utilidades na área militar, como reconhecimento e vigilância, e na área não militar, como sensoriamento agrícola. Dentro da universidade é possível trabalhar sobre o assunto nas equipes de aerodesign. Como qualquer projeto aeronáutico é necessário realizar um estudo estrutural. Assim, este trabalho objetiva modelar a asa da aeronave de competição da equipe Mamutes do Cerrado categoria Micro, afim de realizar uma análise estática e dinâmica da estrutura. Para isso se tornar possível foi desenvolvido um modelo em elementos finitos, no software ANSYS, e comparado com modelos experimentais estáticos e dinâmicos a fim de obter as respostas estruturais sobre cargas de sustentação em voo de cruzeiro e efeito de rajada. Assim com uma análise de margem de segurança será apresentado um resultado final da estrutura sobre tais esforços.
Abstract: Unmanned aerial vehicles (UAVs) have great uses in the military area, such as reconnaissance and surveillance, and in the non-military area, as agricultural sensing. Within the university it is possible to work on the subject in aerodesign teams. Like any aeronautical project it is necessary to carry out a structural study. Thus, this work aims to model the wing of the competition aircraft of the Mamutes team Cerrado Micro category, in order to perform a static and dynamic analysis of the structure. To make this possible, a finite element model was developed in the ANSYS software and compared with static and dynamic experimental models in order to obtain the structural responses on lift loads and gust effect. Thus with a safety margin analysis is shown a final result of the structure of such efforts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
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