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Título: Estudo experimental em um motor do tipo ramjet
Autor(es): Freitas, Leonardo César
Orientador(es): Shynkarenko, Olexiy
Assunto: Motores de combustão interna
Cálculo
Bancada didática experimental
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 19-Mai-2020
Referência: FREITAS, Leonardo César. Estudo experimental em um motor do tipo ramjet. 2019. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem foco em um projeto do Laboratório de Propulsão Química (CPL) da Universidade de Brasília (UnB): a montagem de uma bancada de testes de um motor aeronáutico do tipo ramjet, a ser utilizada para fins de pesquisa na Universidade. O desenvolvimento deste sistema foi acompanhado simultaneamente ao progresso deste documento, que faz uma explicação de cada componente montado, tendo como base bancadas de testes similares desenvolvidas anteriormente; dos sensores utilizados e do Sistema de Aquisição de Dados (DAQ) conectado a eles. No momento, apenas foi montada a linha de ar do sistema, o que significa que não há combustível no motor. Foram feitos testes a frio, nos quais foi utilizado o conhecido algoritmo de controle a parâmetros proporcional, integral e derivativo (PID), com o intuito de encontrar o controle ótimo do sistema. Também foi feito um cálculo analítico do processo, visando à verificação das condições às quais o motor estará submetido quando em operação. As principais conclusões deste trabalho foram a validação dos sensores e DAQ, a busca bem sucedida pelos parâmetros de controle ideais e a verificação das condições extremas de operação da bancada de testes.
Abstract: The present work focuses on a project of the Chemical Propulsion Laboratory (CPL) of the University of Brasilia (UnB): an assembly of a ramjet-type test bench, which is to be used for research purposes at the University. The development of this system has been accompanied at the same time as the progress of this document, which gives an explanation of each assembled component, based on similar previous test benches ; sensors used and the Data Acquisition System (DAQ) connected to them. At the moment, only the system air line has been mounted in , so there is no fuel in the engine. Cold flow tests has been performed, using the well-known proportional, integral and derivative (PID) parameter control algorithm, in order to find the optimal control of the system. An analytical process calculation was also made, allowing the verification of the conditions to which the engine is subjected when in operation. The main conclusions of this work were the validation of the sensors and the DAQ, the successful pursuit for the ideal control parameters and the verification of the extreme operation conditions of the test bench.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
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