Título: | Projeto e construção de queimador atmosférico com controle de temperatura de chama para cutelaria |
Autor(es): | Cunha, Luís Fernando Marzola da |
Orientador(es): | Viana, Rhander |
Assunto: | Queimador atmosférico Altas temperaturas Metais a altas temperaturas |
Data de apresentação: | 4-Jul-2019 |
Data de publicação: | 19-Mai-2020 |
Referência: | CUNHA, Luís Fernando Marzola da. Projeto e construção de queimador atmosférico com controle de temperatura de chama para cutelaria. 2019. 174 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A concepção e projeto de um queimador atmosférico para forno de forja aplicado a cutelaria é o objetivo final deste trabalho, a enfase do trabalho é referente ao queimador atmosférico com ajuste de temperatura regulável em função da entrada de ar atmosférico. O método de solução para o problema consiste na delimitação da temperatura de operação para o processo de forjamento em cutelaria. A partir deste parâmetro associado ao limite estipulado para a dimensão das peças, as quais serão produzidas para um forno estimado, se torna possível desenhar a solução do sistema. O projeto consiste no dimensionamento e construção de um queimador atmosférico capaz de controlar a temperatura adiabática de chama a partir do controle da entrada de ar, o controle da quantidade de calor se deve ao controle da pressão de entrada do gás combustível. A metodologia empregada permitiu o projeto de um queimador com capacidade de controlar a temperatura de chama por meio da regulagem mecânica da área de abertura da entrada do ar atmosférico, assim como o emprego do bocal dimensionado potencializou as temperaturas limites do queimador. Os resultados mostraram que enquanto um queimador atmosférico comercializado atualmente tem potencial médio de atingir cerca de 850℃somente com parâmetros de coloração de chama para identificação da temperatura alcançada, e sem graduação para o controle da temperatura de chama; o queimador projetado segundo a metologia empregada ao longo deste trabalho, possibilitou atingir limites de chama com controlabilidade média de até cerca de 1050℃, além de possuir parâmetros bem definidos de controlabilidade de temperatura de chama assim como as suas respectivas faixas. A solução prevê estudos posteriores ao trabalho, relacionados à geometria da câmara de combustão, ângulo de entrada da chama e influência da posição do orifício de saída do gás combustível, e por tal motivo propõe desenho que permita esse tipo de estudo posterior. |
Abstract: | The conception and design of an atmospheric burner for forging furnace applied to cutlery is the final objective of this work, the emphasis of work is on the controlled atmospheric burner with adjustable temperature as a function of atmospheric air intake. The solution method for the problem consists of the delimitation of the operating temperature for the forging process in cutlery. From this parameter associated with the limit stipulated for the dimension of the pieces, which will be produced for an estimated furnace, it becomes possible to draw the solution of the system. The project consists of the design and construction of an atmospheric burner capable of controlling the adiabatic flame temperature from the control of the air intake, the control of the amount of heat is due to the control of the fuel gas inlet pressure. The methodology used allowed the design of a burner with the capacity to control the flame temperature by means of the mechanical regulation of the opening area of the atmospheric air intake, as well as the use of the designed nozzle, which increased the burner limits. The results showed that while a commercially available atmospheric burner has a mean potential to reach about 850 ℃only with flame coloration parameters to identify the temperature reached, and no degree to control the flame temperature; the burner designed according to the methodology used throughout this work, allowed to reach flame limits with medium controllability of up to about 1050 ℃, besides having well defined flame temperature controllability parameters as well as their respective ranges. The solution provides for post-work studies, related to the geometry of the combustion chamber, the angle of entry of the flame and the influence of the position of the exit orifice of the fuel gas, and for this reason it proposes a design that allows this type of later study. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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