Título: | Projeto e construção de bancada para análise de deflexão de vigas |
Autor(es): | Cavalcante, Lucas Emerick Fonteneles |
Orientador(es): | Andrianov, Artem |
Assunto: | Placas (Engenharia) Vigas |
Data de apresentação: | 11-Dez-2019 |
Data de publicação: | 19-Mai-2020 |
Referência: | CAVALCANTE, Lucas Emerick Fonteneles. Projeto e construção de bancada para análise de deflexão de vigas. 2019. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O estudo de vigas é de grande importância na engenharia ao analisar estruturas. Um clássico exemplo de estrutura que pode ser aproximada à uma viga engastada é uma asa fixa de avião acoplada na fuselagem, onde muitas vezes é desejável saber valores de deformação em diversos pontos de seu comprimento. Sendo assim, o presente trabalho faz uma análise experimental, numérica e analítica de uma viga engastada com diferentes configurações de reforçadores estruturais e distintos carregamentos, com o intuito de selecionar uma viga a ser produzida. O objetivo principal, portanto, é o projeto e construção de uma bancada experimental capaz de aferir a deflexão em todos os pontos de interesse ao longo do comprimento da viga de alumínio. Para tanto foi constatada a deflexão máxima de uma viga prismática submetida à três tipos de carregamento: peso próprio, peso próprio somados 10 N na extremidade livre, e peso próprio somados 10 N distribuídos uniformemente na face superior da estrutura. Sendo assim, foi possível manufaturar a viga e testá-la na bancada. Paralelamente, são utilizados softwares como Ansys 17.2 para simulações via Método dos Elementos Finitos (MEF) e Mathcad para estimativas analíticas das deflexões. |
Abstract: | The study of beams as a branch of strength of materials plays an important role when analyzing a structure. One example is when a cantilever beam can be compared to an aircraft wing. This way, it can be desirable to measure deflection at many points of interest along the wingspan. The present work makes a comprehensive analysis of a thin plate cantilever beam with structural reinforcement subjected to several types of loading: own weight; own weight added to 10 N force applied at free end, and own weight added to 10 N uniformly distributed over the upper face of the beam. A numerical, analytical and experimental analysis is obtained and compared. The main goal of this work is to project, build and test a cantilever deflection workbench capable of measuring the displacement at every point of interest all over the aluminum beam, specially the maximum deflection at the tip of the beam. Besides, it is used Ansys 17.2 for the numerical approach using the Finite Elements Method (FEM) and MathCad for analytical comparison. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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