Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24026
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TiagoFrancoDePaula_tcc.pdf373,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Representações do sofrimento no neopentecostalismo brasileiro : uma análise do discurso da Igreja Universal do Reino de Deus
Autor(es): Paula, Tiago Franco de
Orientador(es): Rocha, Emerson Ferreira
Assunto: Sofrimento
Discurso religioso
Neopentecostalismo
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 18-Mai-2020
Referência: PAULA, Tiago Franco de. Representações do sofrimento no neopentecostalismo brasileiro: uma análise do discurso da Igreja Universal do Reino de Deus. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que busca analisar o modo como a Igreja Universal do Reino de Deus representa o sofrimento em seu discurso publicitário. Para isso, analisa textos publicados em seu site oficial, identificando padrões e variações nas narrativas. Partindo da premissa de que as firmas religiosas estão em constante disputa de mercado por fiéis, busca-se entender com tal análise como as representações sociodiscursivas do sofrer presentes nos textos são capazes de atrais novos consumidores para a IURD. Em um primeiro momento, é feita uma discussão teórica sobre conceitos chave da sociologia da religião e sobre a corrente neopentecostal do protestantismo. Por meio dela, é possível compreender como as crenças do neopentecostalismo, principalmente a sua nova interpretação da teodiceia cristã, são fundamentais para o crescimento da corrente no Brasil. Tal discussão é central para a análise do discurso, visto que permite uma integração entre texto e contexto essencial para o entendimento da questão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons