Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24023
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LudmilaCondeFreitasSilva_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mobilizações e críticas em torno do projeto tecnológico do Aterro Sanitário de Brasília/DF : entre justiça social e justiça ambiental
Autor(es): Silva, Ludmila Condé Freitas e
Orientador(es): Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves
Assunto: Aterro sanitário
Justiça social
Movimentos sociais
Data de apresentação: 27-Set-2018
Data de publicação: 18-Mai-2020
Referência: SILVA, Ludmila Condé Freitas e. Mobilizações e críticas em torno do projeto tecnológico do Aterro Sanitário de Brasília/DF: entre justiça social e justiça ambiental. 2018. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Uma série de medidas governamentais no Brasil têm sido colocadas em prática em função do que chamamos de “ambientalização” das políticas públicas de gestão de resíduos sólidos, entre elas, destacamos, de um lado, a desativação de lixões e aterro a céu aberto e, de outro, a implementação de aterros sanitários. O presente trabalho tem o objetivo entender como o processo de implementação do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), na região administrativa de Samambaia no Distrito Federal, ensejou um dispositivo de negociação de direitos sociais e ambientais entre o poder público e os cidadãos dessa localidade no quadro de fechamento do Lixão da Estrutural, hoje desativado. Os protestos coletivos de moradores da Samambaia contrários à instalação do aterro sanitário na região ao mesmo tempo que colocam em provação a implementação da tecnologia de tratamento de resíduos são também colocados à prova pelas fragilidades de vínculos e engajamentos entre os cidadãos concernidos nas mobilizações. O intuito é tratar como o ASB vigora enquanto projeto tecnológico que incorpora diferentes interesses e lógicas de ação, destacando as expressões epistêmicas e morais objetivadas em justificativas que tomaram parte da concepção e implementação do projeto a partir da noção de um certo bem comum.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons