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https://bdm.unb.br/handle/10483/24019
Título: | História, memória, conhecimentos tradicionais e as desafiadoras mudanças climáticas sob o olhar da perspectiva indígena Puyanawa |
Autor(es): | Constant, Jósimo |
Orientador(es): | Duarte, Tiago Ribeiro |
Assunto: | Mudanças climáticas Memória Cultura indígena |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 18-Mai-2020 |
Referência: | CONSTANT, Jósimo. História, memória, conhecimentos tradicionais e as desafiadoras mudanças climáticas sob o olhar da perspectiva indígena Puyanawa. 2018. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é expor os princípios das desconhecidas mudanças
climáticas sob a perspecção Puyanawa. A memória, história e as narrativas dos anciões
indígenas da etnia Puyanawa são extremamente importantes para desenvolver
explicações sobre os desafiadores e temidos impactos ambientais. Chamo a atenção
também para o equilíbrio e a junção dos conhecimentos tradicionais indígenas e
científicos, para que ambos os saberes sejam coerentes na busca para frear as
anormalidades da natureza que ultimamente têm mostrado sua fúria. Em virtude disso, o
trabalho objetiva também desconstruir concepções impostas ao conhecimento
tradicional indígena, que ainda são vistos simplesmente como teorias nativas. |
Abstract: | The main objective of this work is to expose the principles of the unknown climatic
changes under the Puyanawa perspective. Memory, history and narratives of indigenous
Puyanawa indigenous elders are extremely important in developing explanations of the
challenging and feared environmental impacts. I also refer to the balance and the joining
of traditional indigenous and scientific knowledge, so that both knowledges are
coherent in the quest to restrain the abnormalities of nature that have lately shown their
fury. By virtue of this, this work´s objective is also to deconstruct some concepts
imposed on indigenous traditional knowledge that are still seen simply as native
theories. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
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