Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24011
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThaisRozasTeixeira_tcc.pdf594,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Tornar-se vegetariano/a” para estudantes da UnB : as razões para adoção dessa prática alimentar e seus modos de consumo
Autor(es): Teixeira, Thaís Rozas
Orientador(es): Duarte, Tiago Ribeiro
Assunto: Alimentação
Vegetarianismo
Hábitos alimentares
Estudantes universitários
Data de apresentação: 13-Dez-2018
Data de publicação: 17-Mai-2020
Referência: TEIXEIRA, Thaís Rozas. “Tornar-se vegetariano/a” para estudantes da UnB: as razões para adoção dessa prática alimentar e seus modos de consumo. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Levando em consideração a prática vegetariana enquanto alimentação e consumo, a presente monografia teve como objetivo principal apresentar conclusões preliminares acerca das justificativas apontadas por vegetarianos/as para a adoção dessa prática alimentar, e o potencial aspecto de oposição desse comportamento, no caso tanto de preceitos culturais quanto das formas de consumo. Enquanto abstenção, total ou parcial, do consumo e utilização de produtos de origem animal, as razões para o vegetarianismo também se relacionam a outros sentidos para além da motivação, como aversões, constrangimentos e trajetórias. Tais razões foram apresentadas nas narrativas dos/as vegetarianos/as entrevistados/as, estudantes da Universidade de Brasília (UnB), a partir da atribuição de sentidos por cada sujeito aos processos que envolvem a produção de alimentos e outros itens que contêm derivados de animais, e seus respectivos consumos. Para além das razões majoritárias, a prática vegetariana enquanto oposição também foi apontada pelos/as entrevistados/as na direção de uma posição política anticapitalista, a partir da conexão entre as explorações animal e humana e esse modo de produção. Dessa forma, com a intenção de apreender os sentidos individualmente atribuídos, apesar de coletivamente compartilhados, a metodologia qualitativa utilizada priorizou as argumentações construídas por cada um dos/as entrevistados/as e, a partir disso, foram construídas categorias analíticas para analisar os dados coletados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons