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https://bdm.unb.br/handle/10483/24011
Título: | “Tornar-se vegetariano/a” para estudantes da UnB : as razões para adoção dessa prática alimentar e seus modos de consumo |
Autor(es): | Teixeira, Thaís Rozas |
Orientador(es): | Duarte, Tiago Ribeiro |
Assunto: | Alimentação Vegetarianismo Hábitos alimentares Estudantes universitários |
Data de apresentação: | 13-Dez-2018 |
Data de publicação: | 17-Mai-2020 |
Referência: | TEIXEIRA, Thaís Rozas. “Tornar-se vegetariano/a” para estudantes da UnB: as razões para adoção dessa prática alimentar e seus modos de consumo. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Levando em consideração a prática vegetariana enquanto alimentação e
consumo, a presente monografia teve como objetivo principal apresentar conclusões
preliminares acerca das justificativas apontadas por vegetarianos/as para a adoção dessa
prática alimentar, e o potencial aspecto de oposição desse comportamento, no caso tanto
de preceitos culturais quanto das formas de consumo. Enquanto abstenção, total ou
parcial, do consumo e utilização de produtos de origem animal, as razões para o
vegetarianismo também se relacionam a outros sentidos para além da motivação, como
aversões, constrangimentos e trajetórias. Tais razões foram apresentadas nas narrativas
dos/as vegetarianos/as entrevistados/as, estudantes da Universidade de Brasília (UnB), a
partir da atribuição de sentidos por cada sujeito aos processos que envolvem a produção
de alimentos e outros itens que contêm derivados de animais, e seus respectivos
consumos. Para além das razões majoritárias, a prática vegetariana enquanto oposição
também foi apontada pelos/as entrevistados/as na direção de uma posição política
anticapitalista, a partir da conexão entre as explorações animal e humana e esse modo
de produção. Dessa forma, com a intenção de apreender os sentidos individualmente
atribuídos, apesar de coletivamente compartilhados, a metodologia qualitativa utilizada
priorizou as argumentações construídas por cada um dos/as entrevistados/as e, a partir
disso, foram construídas categorias analíticas para analisar os dados coletados. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
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