Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2391
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcoAntonioBartoReis.pdf2,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaia, Tadeu Queiroz-
dc.contributor.authorReis, Marco Antonio Barto-
dc.identifier.citationREIS, Marco Antonio Barto. O uso do audiovisual como ferramenta pedagógica na educação integral. 2011. 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho final do curso de Pedagogia apresenta a pesquisa de campo no Projeto “Educação Integral & Inclusão Social”, localizado na Região Administrativa do Recanto das Emas, Distrito Federal, cujo objetivo principal é ressaltar a receptividade e aprendizado dos estudantes após a utilização da TV e o vídeo. Para tanto, usamos esta linguagem audiovisual, na exposição de temas transdisciplinares, às crianças do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, na faixa etária dos 09 aos 10 anos de idade, com vídeos da TV Escola, televisão pública do Ministério da Educação, e filmes específicos dos assuntos abordados nas aulas. Os professores, nas áreas de atuação, encontram disponíveis algumas ferramentas auxiliares para construção e desenvolvimento do conhecimento dos discentes, e o uso das tecnologias é um meio para alcançar tal finalidade. O eixo norteador da geração atual é a informação, portanto os educadores poderão interagir com os educandos de forma contributiva, utilizando os instrumentos tecnológicos, especificamente a TV e o vídeo, existentes em praticamente todos os domicílios do Distrito Federal, para entreter e instruir. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis final work of Pedagogy course presents a field research linked to the project "Integral Education & Social Inclusion", located in the administrative region of Recanto das Emas, Distrito Federal, whose main objective is to emphasize the receptivity and learning of students after using the TV and video. In order to do so, we used this audiovisual language, in the explanatory statement of transdisciplinary themes, to the children of the 4° and 5° degrees el ementary school, in the age of 09 to 10 years old, with videos of TV School, public television of the Ministry of Education, and specific films of the issues dealt in the classroom. The teachers, in their performance areas, had available some auxiliary tools for construction and development of the knowledge of the students, and the use of technologies is a mean to achieve that goal. The guiding axis of the present younger generation is the information, and therefore the teachers will be able to interact with the learners in social security contributions, using the technological instruments, in particular the TV and the video, present in almost all the homes of the Distrito Federal, to entertain and educate.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação integralen
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliaresen
dc.subject.keywordEnsino audiovisualen
dc.titleO uso do audiovisual como ferramenta pedagógica na educação integralen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-01-10T23:52:59Z-
dc.date.available2012-01-10T23:52:59Z-
dc.date.issued2012-01-10T23:52:59Z-
dc.date.submitted2011-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2391-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons