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Título: Análise comparativa entre as deliberações da 3ª Conferência Nacional de Saúde Bucal e a implantação do Brasil Sorridente
Autor(es): Tavares, Stella Simão
Orientador(es): Pucca Junior, Gilberto Alfredo
Coorientador(es): Stefani, Cristine Miron
Assunto: Saúde bucal
Fluoretação
Data de apresentação: 10-Jun-2019
Data de publicação: 8-Mai-2020
Referência: TAVARES, Stella Simão. Análise comparativa entre as deliberações da 3ª Conferência Nacional de Saúde Bucal e a implantação do Brasil Sorridente. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As condições bucais não afetam o indivíduo apenas fisicamente, mas também de forma psicossocial, tornando a saúde bucal um determinante social. A Política Nacional de Saúde Bucal surge para abranger a área em sua complexidade. O presente estudo objetiva comparar as principais deliberações da 3a Conferência Nacional de Saúde Bucal de 1986 com a implantação da PNSB. Fez-se uma avaliação processual a partir de documentos provenientes do PubMed, Scielo, GoogleScholar e Ministério da Saúde referente ao período entre 2003 e 2014. O repasse anual em saúde bucal aumentou de 83 milhões, em 2003, para 916 milhões em 2014. As Equipes de Saúde Bucal, no mesmo período, cresceram de 6 mil para 24 mil. CEOs passaram de 336, em 2005, para 1030 em 2014. Em 2008, 76,3% dos municípios possuíam água fluoretada. Até 2014, 2 mil laboratórios levaram a uma produção anual de 600 mil próteses. O sistema permite cobertura de 100% das comunidades indígenas tendo a escovação supervisionada, em relação a outros procedimentos, passando de 1,2%, em 2004, para 23,3%, em 2013, enquanto as exodontias caíram de 24,3% - no mesmo ano - para 3,8% em 2011. A PNSB se mostrou coerente às deliberações da 3aCNSB, trazendo resultados impactantes, contudo ajustes importantes são necessários.
Abstract: Oral conditions do not affect the individual only physically, but also in a psychosocial way, making oral health a social determinant. The National Oral Health Policy arises to cover the area in its complexity. The present study aims to compare the main deliberations of the 3rd National Oral Health Conference of 1986 with the implementation of the NOHP. A procedural evaluation was made from documents from PubMed, Scielo, Google Scholar and the Ministry of Health for the period between 2003 and 2014. The annual passthrough in oral health increased from 83 million in 2003 to 916 million in 2014. Oral Health Teams, in the same period, grew from 6 thousand to 24 thousand. CEOs increased from 336 in 2005 to 1030 in 2014. In 2008, 76.3% of the municipalities had fluoridated water. By 2014, 2,000 laboratories led to an annual production of 600,000 prostheses. The system allows coverage of 100% of the indigenous communities, with brushing supervised in relation to other procedures, from 1.2% in 2004 to 23.3% in 2013, while the exports decreased from 24.3% in the same year - to 3.8% in 2011. The NOHP was consistent with the deliberations of the 3rd NOHC, bringing impressive results, but important adjustments are necessary.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2019.
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