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2019_StellaSimãoTavares_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPucca Junior, Gilberto Alfredo-
dc.contributor.authorTavares, Stella Simão-
dc.identifier.citationTAVARES, Stella Simão. Análise comparativa entre as deliberações da 3ª Conferência Nacional de Saúde Bucal e a implantação do Brasil Sorridente. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAs condições bucais não afetam o indivíduo apenas fisicamente, mas também de forma psicossocial, tornando a saúde bucal um determinante social. A Política Nacional de Saúde Bucal surge para abranger a área em sua complexidade. O presente estudo objetiva comparar as principais deliberações da 3a Conferência Nacional de Saúde Bucal de 1986 com a implantação da PNSB. Fez-se uma avaliação processual a partir de documentos provenientes do PubMed, Scielo, GoogleScholar e Ministério da Saúde referente ao período entre 2003 e 2014. O repasse anual em saúde bucal aumentou de 83 milhões, em 2003, para 916 milhões em 2014. As Equipes de Saúde Bucal, no mesmo período, cresceram de 6 mil para 24 mil. CEOs passaram de 336, em 2005, para 1030 em 2014. Em 2008, 76,3% dos municípios possuíam água fluoretada. Até 2014, 2 mil laboratórios levaram a uma produção anual de 600 mil próteses. O sistema permite cobertura de 100% das comunidades indígenas tendo a escovação supervisionada, em relação a outros procedimentos, passando de 1,2%, em 2004, para 23,3%, em 2013, enquanto as exodontias caíram de 24,3% - no mesmo ano - para 3,8% em 2011. A PNSB se mostrou coerente às deliberações da 3aCNSB, trazendo resultados impactantes, contudo ajustes importantes são necessários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSaúde bucalpt_BR
dc.subject.keywordFluoretaçãopt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre as deliberações da 3ª Conferência Nacional de Saúde Bucal e a implantação do Brasil Sorridentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T17:15:13Z-
dc.date.available2020-05-08T17:15:13Z-
dc.date.submitted2019-06-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23907-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoStefani, Cristine Miron-
dc.description.abstract1Oral conditions do not affect the individual only physically, but also in a psychosocial way, making oral health a social determinant. The National Oral Health Policy arises to cover the area in its complexity. The present study aims to compare the main deliberations of the 3rd National Oral Health Conference of 1986 with the implementation of the NOHP. A procedural evaluation was made from documents from PubMed, Scielo, Google Scholar and the Ministry of Health for the period between 2003 and 2014. The annual passthrough in oral health increased from 83 million in 2003 to 916 million in 2014. Oral Health Teams, in the same period, grew from 6 thousand to 24 thousand. CEOs increased from 336 in 2005 to 1030 in 2014. In 2008, 76.3% of the municipalities had fluoridated water. By 2014, 2,000 laboratories led to an annual production of 600,000 prostheses. The system allows coverage of 100% of the indigenous communities, with brushing supervised in relation to other procedures, from 1.2% in 2004 to 23.3% in 2013, while the exports decreased from 24.3% in the same year - to 3.8% in 2011. The NOHP was consistent with the deliberations of the 3rd NOHC, bringing impressive results, but important adjustments are necessary.pt_BR
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