Resumo: | Introdução:O bem-estar subjetivo é uma área da Psicologia Positiva, e através dele é possível entender como os indivíduos avaliam a própria vida, a partir de três componentes: satisfação com a vida, afetos positivos e negativos. O contexto universitário pode estar ligado aos fatores relacionados ao bem-estar e ao sofrimento,uma vez que o ingresso na universidade pode ser considerado um momento de muitas mudanças,vinculadas às exigências em relação ao ensino médio.Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva realizada na Faculdade de Ceilândia - FCE. Os instrumentos utilizados para a coleta foramaEscala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) com 62 perguntas e um questionáriopara caracterizar o perfil sociodemográfico dos estudantes. Para a coleta de dados os estudantes foram convidados virtualmente a responderem online osinstrumentos, disponibilizado na ferramenta do Google Docs – Formulário. Os dados foram registrados, tabulados e analisados a partir da estatística descritiva, por meio de frequências absolutas, percentuais e testes adicionais. Resultados: Participaram da pesquisa 216 estudantes dos cursos de terapia ocupacional, fisioterapia, saúde coletiva, enfermagem, farmácia e fonoaudiologia. A maioria dos estudantes foi do sexo feminino (89,4%), com idade entre 15 a 24 anos (92,5%), solteiras (94,4%) e pardas (46,8%). A partir da análise da EBES foi possível evidenciar que os estudantes apresentaram emoções positivas de intensidade moderada, emoções negativas de intensidade baixa e moderada satisfação com a vida. Entende-se que os estudantes da FCE apresentaram bem-estar subjetivo moderado. Considerações Finais: Torna-se importante que as Instituições de Ensino Superior busquem implementar programa de promoção à saúde, visando à construção de espaço saudáveis capazes de estimular a criatividade, o interesse e a motivação entre os estudantes universitários. |