Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Daniela da Silva | - |
dc.contributor.author | Costa, Maria Luísa Dias da | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Maria Luísa Dias da. Bem-estar subjetivo em estudantes da área da saúde de uma universidade pública. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução:O bem-estar subjetivo é uma área da Psicologia Positiva, e através dele é possível entender como os indivíduos avaliam a própria vida, a partir de três componentes: satisfação com a vida, afetos positivos e negativos. O contexto universitário pode estar ligado aos fatores relacionados ao bem-estar e ao sofrimento,uma vez que o ingresso na universidade pode ser considerado um momento de muitas mudanças,vinculadas às exigências em relação ao ensino médio.Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva realizada na Faculdade de Ceilândia - FCE. Os instrumentos utilizados para a coleta foramaEscala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) com 62 perguntas e um questionáriopara caracterizar o perfil sociodemográfico dos estudantes. Para a coleta de dados os estudantes foram convidados virtualmente a responderem online osinstrumentos, disponibilizado na ferramenta do Google Docs – Formulário. Os dados foram registrados, tabulados e analisados a partir da estatística descritiva, por meio de frequências absolutas, percentuais e testes adicionais. Resultados: Participaram da pesquisa 216 estudantes dos cursos de terapia ocupacional, fisioterapia, saúde coletiva, enfermagem, farmácia e fonoaudiologia. A maioria dos estudantes foi do sexo feminino (89,4%), com idade entre 15 a 24 anos (92,5%), solteiras (94,4%) e pardas (46,8%). A partir da análise da EBES foi possível evidenciar que os estudantes apresentaram emoções positivas de intensidade moderada, emoções negativas de intensidade baixa e moderada satisfação com a vida. Entende-se que os estudantes da FCE apresentaram bem-estar subjetivo moderado. Considerações Finais: Torna-se importante que as Instituições de Ensino Superior busquem implementar programa de promoção à saúde, visando à construção de espaço saudáveis capazes de estimular a criatividade, o interesse e a motivação entre os estudantes universitários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Bem-estar subjetivo em estudantes da área da saúde de uma universidade pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-06T22:51:11Z | - |
dc.date.available | 2020-05-06T22:51:11Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/23898 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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