Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23896
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SarahVanyCantanhedeSilva_tcc.pdf488,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A troca de experiências transmitida entre cuidadores e crianças por meio do brincar entre gerações
Autor(es): Silva, Sarah Vany Cantanhede
Orientador(es): Paulin, Grasielle Silveira Tavares
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Brincadeiras
Data de apresentação: 27-Set-2018
Data de publicação: 6-Mai-2020
Referência: SILVA, Sarah Vany Cantanhede. A troca de experiências transmitida entre cuidadores e crianças por meio do brincar entre gerações. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: Quando falamos de troca de experiências logo pensamos em ensinamentos transmitidos de geração em geração, para as crianças que chegam ao mundo são passados todos esses ensinamentos que poderão justificar ou influenciar essas crianças quando se tornarem adultos. Objetivo: Analisar a troca de experiências por meio do brincar entre gerações, conhecer como é a influência que as cuidadoras exercem no brincar com as crianças. Método: É uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo exploratório. Os dados da pesquisa foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e observação em loco. Foram selecionadas 05 crianças e 03 cuidadoras. A organização dos dados foi construída por meio da transcrição integral da entrevista, a partir das gravações de áudio e das notas do diário de campo das observações. Resultados: As trocas de experiências entre as crianças e as cuidadoras são transmitidas não apenas pelo brincar, mas através do cuidado e atividades cotidianas. Conclusão: Verificou-se que o fato das cuidadoras não ter passado por um processo formativo para o trabalho com crianças interfere nos estímulos provocados, pois a privação de direitos básicos traz influência significativa nas trocas exercidas no brincar.
Abstract: Introduction: When we speak of exchanging experiences, we immediately think of teachings handed down from generation to generation, for children arriving in the world all these teachings are passed which may justify or influence these children when they become adults. Objective: To analyze the exchange of experiences through play between generations, to know how is the influence that caregivers exert in playing with children. Method: It is a qualitative research of descriptive exploratory character. Research data were collected through semi-structured interviews and crazy observation. We selected 05 children and 03 caregivers. The organization of the data was constructed by means of the complete transcription of the interview, from the audio recordings and the notes of the field journal of the observations. Results: Exchanges of experiences between children and caregivers are transmitted not only through play, but through daily care and activities. Conclusion: It was verified that the fact that the caregivers did not go through a formative process to work with children interferes with the stimuli provoked, since the deprivation of basic rights brings significant influence in the exchanges practiced in the play.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.