Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NataliaRochaMendonca.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição do tutor no curso a distância “Execução Orçamentária e Financeira no Siafi” do Tribunal de Contas da União
Autor(es): Souza, Amaralina Miranda de
Orientador(es): Mendonça, Natália Rocha
Assunto: Educação à distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Orientação educacional
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: SOUZA, Amaralina Miranda de. A contribuição do tutor no curso a distância “Execução Orçamentária e Financeira no Siafi” do Tribunal de Contas da União. 2011. 116 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A Educação a Distância ou Educação mediada por tecnologias, tem sido amplamente utilizada para promover a capacitação de profissionais, nos mais variados contextos da sociedade. Compreender a sua estrutura e atentar para as estratégias facilitadoras para a obtenção de resultados efetivos de qualidade nessa ação tem sido o grande desafio de todos os espaços formativos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou identificar a contribuição da tutoria no curso “Execução Orçamentária e Financeira no Siafi”, oferecido na modalidade a distância, online, pelo Tribunal de Contas da União. Na metodologia da pesquisa, caracterizada como qualitativa, além de realização de revisão bibliográfica sobre a temática abordada para orientar o estudo, utilizou-se como estratégias análises de documentos institucionais, instrumentos de coleta de dados como questionários aplicados aos alunos, entrevistas semi estruturadas com os tutores, assim como a observação do trabalho realizado no ambiente virtual de aprendizagem onde foi desenvolvido o referido curso. Os resultados obtidos permitiram identificar que nesse curso, o tutor teve papel primordial para o sucesso da ação educacional. Tal contribuição, voltada para disseminar conhecimento aos participantes, fomentar o debate nos fóruns sobre o conteúdo, responder às dúvidas dos participantes referentes ao conteúdo, comentar as contribuições dos participantes nos fóruns sobre o conteúdo, emitir feedback de todas as atividades aos participantes; orientar e auxiliar os estudantes na resolução dos exercícios no Siafi Educação, foram fundamentais para o alcance dos objetivos propostos pelo curso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons