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Título: Validade de conteúdo e ideologia em testes padronizados para seleção de pedagogos : análise de dois testes
Outros títulos: Content validity and ideologyon standardized testsfor selection ofteachers : analysis of twotests
Autor(es): Carvalho, Priscilla Erica Miranda
Orientador(es): Matos, Bráulio Pôrto
Assunto: Professores - formação
Avaliação docente
Ideologia
Serviço público - concursos
Data de apresentação: 15-Ago-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: CARVALHO, Priscilla Erica Miranda. Validade de conteúdo e ideologia em testes padronizados para seleção de pedagogos: análise de dois testes. 2011. 89 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente monografia tem por objetivo a pesquisa sobre quais são os conhecimentos exigidos do pedagogo, se são conhecimentos científicos, conhecimentos pouco válidos ou ideológicos, em duas instâncias avaliativas diferentes. A primeira delas é a prova de concurso público para seleção de professores de educação básica, aplicada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em 2010. A segunda é a prova para seleção de pedagogos para a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), também de concurso público. A metodologia utilizada foi qualitativa, na forma de estudo de caso. O instrumento utilizado foi um questionário padronizado para a análise de cada questão das duas provas. O resultado expressivo deste estudo foi a ineficiência da prova da Secretaria de Educação em aferir os conhecimentos pedagógicos necessários a um bom profissional da educação. Constatou-se também a presença de ideologia e conhecimento científico em ambas as provas.
Abstract: This paper seeks is aimed at research on what are the skills required of the teacher, whether they are scientific knowledge, know little or ideological valid in two different instances evaluative. The first is the exam of the public tender for selection of teachers for basic education, applied by the the Federal District Department of Education in 2010.Thesecond is the examfor selectingteachersfor theBrazilian Intelligence Agency(ABIN). The methodology usedwas qualitativein the form ofcase study.The instrument used wasastandardized questionnairefor the analysis ofeach issueof the twotests.Theresultstudy has shownthe inefficiency ofthe Education Department inassessingthepedagogical knowledgeneeded for agood professionaleducation.It was alsothe presence ofideology andscientific knowledgein both tests.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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