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https://bdm.unb.br/handle/10483/23855
Título: | A inovação social no setor público : análise de experiências inovadoras entre 1999 e 2015 |
Autor(es): | Amorim, Natália Helena |
Orientador(es): | Silva Filho, Antônio Isidro da |
Assunto: | Setor público Inovação social Administração pública |
Data de apresentação: | 6-Dez-2018 |
Data de publicação: | 4-Mai-2020 |
Referência: | AMORIM, Natália Helena. A inovação social no setor público: análise de experiências inovadoras entre 1999 e 2015. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A Inovação Social vem ganhando destaque no cenário mundial como uma potencial ferramenta
para auxiliar governos e instituições a gerarem valor para a sociedade através de inovações,
partindo da premissa de que sejam sociais tanto em seus meios quanto em seus fins, buscando
o bem-estar coletivo. Por ser uma área de pesquisa relativamente recente, ainda são poucas as
produções acadêmicas que investigam a temática na perspectiva do contexto brasileiro, criando
uma necessidade latente de se complementar a literatura e ampliar a discussão acerca do
fenômeno no país. O presente trabalho teve como objetivo delinear o panorama atual da
Inovação Social no Setor Público Brasileiro a partir da análise de experiências inovadoras
classificadas no Concurso Inovação no Setor Público, promovido anualmente pela Escola
Nacional de Administração Pública (ENAP). Os casos foram compilados via triangulação de
pesquisadores (membros do grupo de pesquisa LineGov) na base de dados InnovaPublic, e sua
análise de conteúdo foi feita a partir de quatro dimensões ex ante, definidas com base em Tucker
(2014), Gallouj, Rubacalca, Toivonen e Windrum (2018). Estas dimensões foram utilizadas
para a criação de dez variáveis que, em conjunto com outros indicadores previamente mapeados
pelo grupo, forneceram insumos para a criação de uma Escala de Maturidade da Inovação Social
no Governo Brasileiro. Esta contém quatro estágios, de forma a caracterizar inovações sociais
desde o estágio mais elementar (primeiro estágio) até o mais avançado (quarto estágio). Os
resultados, obtidos a partir de uma pesquisa documental de natureza descritiva-exploratória,
apontam para um baixo desenvolvimento dos valores e práticas de inovação social no âmbito
federal do setor público, dado que a maioria ficou distribuído entre o primeiro e segundo estágio
da escala. Inferiu-se que ainda existe uma certa resistência do governo em tornar o processo
inovativo mais aberto e colaborativo, tanto em conjunto com outras instituições quanto com a
sociedade, e que ainda há uma grande lacuna a ser preenchida para que o governo brasileiro
possa ser considerado como um inovador social. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. |
Aparece na Coleção: | Administração
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