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Título: Relações interpessoais no ensino médio em tempos de bullying
Autor(es): Fernandes, Marina Carneiro de Mendonça
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Violência na escola
Relações humanas
Data de apresentação: 8-Jul-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: FERNANDES, Marina Carneiro de Mendonça. Relações interpessoais no ensino médio em tempos de bullying. 2011. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A prática do bullying vem tomando um espaço desastroso na sociedade atual, sendo considerado por alguns autores como uma bomba relógio, podendo explodir a qualquer minuto. Tal prática vem transformando o ambiente escolar, em um espaço hostil e perigoso, provocando danos irreparáveis. O fenômeno bullying não é novo e não ocorre sozinho, tendo implicações que vão além das agressões. Diante dessa problemática, o presente trabalho apresenta esse fenômeno dentro de uma escola de Ensino Médio, como objetivo geral de investigar as relações entre os processos de significação de si, as relações interpessoais e as práticas de bullying entre adolescentes de uma escola pública de Brasília. Com uma reflexão teórica sobre os participantes da pesquisa (adolescentes) e as implicações no processo do adolescer, a constituição do Ensino Médio, o fenômeno bullying e suas consequências. A fim de ampliar o tema: Relações interpessoais no ensino médio em tempos de bullying, foram realizados questionários, entrevista individual, com a orientadora e adolescentes a fim de encontrar o fenômeno bullying entre as relações interpessoais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The bullying practice has taken a disastrous space in today's society, being regarded by some authors as a time bomb which can explode at any minute. This practice has transformed the school environment, in a hostile and dangerous place, causing irreparable damages. The bullying phenomenon is not a new practice and does not occur alone, with implications that goes beyond aggression. In this regard, this paper presents this phenomenon within a secondary school with a theoretical reflection on the research participants (adolescents) and the implications in the adolescence process, the high school constitution, the bullying phenomenon and its consequences. In order to expand the theme: Interpersonal relationships in high school in times of bullying, questionnaires were conducted, individual interviews with the advisor and adolescents in order to find out that the phenomenon of bullying is present at the interpersonal relationships.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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