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Título: A mobilidade urbana no DF: um estudo sobre o sistema não motorizado +BIKE
Autor(es): Silva Júnior, Adilson Gomes da
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Mobilidade urbana
Bicicletas
Sustentabilidade
Transporte urbano
Data de apresentação: 3-Nov-2018
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: SILVA JÚNIOR, Adilson Gomes da. A mobilidade urbana no DF: um estudo sobre o sistema não motorizado +BIKE a partir da ótica de governo e usuários. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As bicicletas compartilhadas são uma alternativa de mobilidade urbana sustentável em que a partir de uma empresa qualificada se instalam estações em pontos da cidade e o usuário pode alugar, utilizar e devolver em qualquer uma das estações. Essa pesquisa teve como base o +BIKE, sistema de compartilhamento de bicicletas do Distrito Federal e teve como objetivo: descrever o atual cenário do sistema de mobilidade sustentável do Distrito Federal comparando as estruturas existentes, pesquisando as diferenças entre as estruturas, entendendo o perfil do usuário do +BIKE e identificando as possíveis barreiras e facilidades enfrentadas pelo poder público e pelo cidadão. A pesquisa é do tipo qualitativa descritiva. O procedimento para coleta de dados correspondeu a duas entrevistas com gestores públicos da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal e 26 entrevistas com cidadãos usuários do +BIKE e análise documental. Para a análise dos dados coletados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Com base nisso, foi possível identificar as falhas no atual sistema de infraestrutura de mobilidade urbana sustentável no Distrito Federal. Também foi possível identificar que a priorização do transporte motorizado e a segurança pública são as barreiras enfrentadas pelo poder público para uma satisfatória política de mobilidade urbana sustentável no DF. Foi possível identificar a receptividade/demanda como principal facilidade para implantar políticas de mobilidade urbana sustentável. O estudo permitiu identificar o perfil e a finalidade de uso do +BIKE pela população usuária, assim como as facilidades e barreiras enfrentadas por esta. Por último o estudo permitiu classificar em qual geração se encontra o +BIKE.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
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