Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Farias, Josivania Silva | - |
dc.contributor.author | Silva Júnior, Adilson Gomes da | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Adilson Gomes da. A mobilidade urbana no DF: um estudo sobre o sistema não motorizado +BIKE a partir da ótica de governo e usuários. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | As bicicletas compartilhadas são uma alternativa de mobilidade urbana sustentável
em que a partir de uma empresa qualificada se instalam estações em pontos da cidade
e o usuário pode alugar, utilizar e devolver em qualquer uma das estações. Essa
pesquisa teve como base o +BIKE, sistema de compartilhamento de bicicletas do
Distrito Federal e teve como objetivo: descrever o atual cenário do sistema de
mobilidade sustentável do Distrito Federal comparando as estruturas existentes,
pesquisando as diferenças entre as estruturas, entendendo o perfil do usuário do
+BIKE e identificando as possíveis barreiras e facilidades enfrentadas pelo poder
público e pelo cidadão. A pesquisa é do tipo qualitativa descritiva. O procedimento
para coleta de dados correspondeu a duas entrevistas com gestores públicos da
Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal e 26 entrevistas com cidadãos usuários
do +BIKE e análise documental. Para a análise dos dados coletados, foi empregada
a técnica de análise de conteúdo. Com base nisso, foi possível identificar as falhas no
atual sistema de infraestrutura de mobilidade urbana sustentável no Distrito Federal.
Também foi possível identificar que a priorização do transporte motorizado e a
segurança pública são as barreiras enfrentadas pelo poder público para uma
satisfatória política de mobilidade urbana sustentável no DF. Foi possível identificar a
receptividade/demanda como principal facilidade para implantar políticas de
mobilidade urbana sustentável. O estudo permitiu identificar o perfil e a finalidade de
uso do +BIKE pela população usuária, assim como as facilidades e barreiras
enfrentadas por esta. Por último o estudo permitiu classificar em qual geração se
encontra o +BIKE. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bicicletas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | pt_BR |
dc.title | A mobilidade urbana no DF: um estudo sobre o sistema não motorizado +BIKE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-29T20:32:45Z | - |
dc.date.available | 2020-04-29T20:32:45Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/23818 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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