Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/23815
Título: | Do ambiente físico ao virtual : os efeitos de cupom de desconto e sorteio sobre a adesão ao perfil do Instagram de um steakhouse |
Autor(es): | Pina, Thiago Abreu Soares de |
Orientador(es): | Borges, Carla Peixoto |
Assunto: | Instagram (Rede social on-line) Vendas - promoção Marketing - estratégias |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 29-Abr-2020 |
Referência: | PINA, Thiago Abreu Soares de. Do ambiente físico ao virtual: os efeitos de cupom de desconto e sorteio sobre a adesão ao perfil do Instagram de um steakhouse. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Com a crescente importância das mídias sociais, as empresas vêm buscando cada vez
mais se estabelecerem nessas plataformas. Para que as ações realizadas dentro dessas mídias,
como o Instagram, tenham efeito, primeiramente é necessário construir uma sólida
comunidade de seguidores. Apesar de diversas estratégias no meio digital serem utilizadas
para o aumento da base de clientes online, pouca atenção tem sido dada à conversão de
clientes já conquistados no ambiente físico para o ambiente virtual. A estratégia de marketing
de promoção de vendas é uma alternativa para incentivar essa conversão. Sendo assim, o
objetivo deste estudo é comparar o custo-benefício de dois tipos de promoção de vendas
cupom de desconto e sorteio sobre o comportamento de adesão ao perfil do Instagram de um
steakhouse. Após análises com o teste qui-quadrado de Pearson, foi verificado que o tipo de
promoção teve um efeito significativo sobre a adesão do cliente à página do Instagram, sendo
que o cupom de desconto teve maior efeito do que o sorteio. Os resultados foram
interpretados a partir do paradigma do Behavioral Perspective Model (BPM) e do desconto
temporal e probabilístico. Em um cenário de consumo envolvendo uma escolha entre
alternativas diferenciadas pela diferença de valores monetários e pela probabilidade de
ocorrência do reforço utilitário futuro, foi evidenciada a preferência de menor ganho com
maior probabilidade de ocorrência. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.