Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23815
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThiagoAbreuSoaresdePina.pdf883,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Do ambiente físico ao virtual : os efeitos de cupom de desconto e sorteio sobre a adesão ao perfil do Instagram de um steakhouse
Autor(es): Pina, Thiago Abreu Soares de
Orientador(es): Borges, Carla Peixoto
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Vendas - promoção
Marketing - estratégias
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: PINA, Thiago Abreu Soares de. Do ambiente físico ao virtual: os efeitos de cupom de desconto e sorteio sobre a adesão ao perfil do Instagram de um steakhouse. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com a crescente importância das mídias sociais, as empresas vêm buscando cada vez mais se estabelecerem nessas plataformas. Para que as ações realizadas dentro dessas mídias, como o Instagram, tenham efeito, primeiramente é necessário construir uma sólida comunidade de seguidores. Apesar de diversas estratégias no meio digital serem utilizadas para o aumento da base de clientes online, pouca atenção tem sido dada à conversão de clientes já conquistados no ambiente físico para o ambiente virtual. A estratégia de marketing de promoção de vendas é uma alternativa para incentivar essa conversão. Sendo assim, o objetivo deste estudo é comparar o custo-benefício de dois tipos de promoção de vendas cupom de desconto e sorteio sobre o comportamento de adesão ao perfil do Instagram de um steakhouse. Após análises com o teste qui-quadrado de Pearson, foi verificado que o tipo de promoção teve um efeito significativo sobre a adesão do cliente à página do Instagram, sendo que o cupom de desconto teve maior efeito do que o sorteio. Os resultados foram interpretados a partir do paradigma do Behavioral Perspective Model (BPM) e do desconto temporal e probabilístico. Em um cenário de consumo envolvendo uma escolha entre alternativas diferenciadas pela diferença de valores monetários e pela probabilidade de ocorrência do reforço utilitário futuro, foi evidenciada a preferência de menor ganho com maior probabilidade de ocorrência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.