Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JaciraGomesdeOliveiraSouza.pdf330,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação de professores e o contexto da educação inclusiva
Autor(es): Souza, Jacira Gomes de Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Professores - formação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: SOUZA, Jacira Gomes de Oliveira. Formação de professores e o contexto da educação inclusiva. 2011. 62 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho em Educação Inclusiva, oportunizou a realização de uma reflexão dentro dos parâmetros reais, buscando embasamentos teóricos para cada proposição, objetivando realizar um levantamento das legislações pertinentes ao assunto, priorizando-se a historicidade da evolução da inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais, dando-se a devida ênfase ao Estado de Goiás. Dessa forma o objetivo aqui proposto é o de pesquisar as políticas de formação do professor a nível nacional e estadual; analisando se a formação oferecida aos docentes capacita-os para trabalharem em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais, principalmente se considerarmos a legislação atual na qual as escolas devem abrir suas portas para que o processo de inclusão seja efetivado. Adotou-se nessa pesquisa uma metodologia descritiva com abordagem qualitativa, sendo que ao final foi possível concluir após a aplicação do questionário proposto, a um total de doze professores da rede pública de ensino do Estado de Goiás, que apesar do empenho das autoridades educacionais do estado na realização de cursos voltados a inclusão, muito ainda terá que ser feito para que haja uma melhoria nos níveis de qualidade do ensino ofertado.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons