Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JaciraGomesdeOliveiraSouza.pdf330,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorSouza, Jacira Gomes de Oliveira-
dc.identifier.citationSOUZA, Jacira Gomes de Oliveira. Formação de professores e o contexto da educação inclusiva. 2011. 62 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho em Educação Inclusiva, oportunizou a realização de uma reflexão dentro dos parâmetros reais, buscando embasamentos teóricos para cada proposição, objetivando realizar um levantamento das legislações pertinentes ao assunto, priorizando-se a historicidade da evolução da inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais, dando-se a devida ênfase ao Estado de Goiás. Dessa forma o objetivo aqui proposto é o de pesquisar as políticas de formação do professor a nível nacional e estadual; analisando se a formação oferecida aos docentes capacita-os para trabalharem em sala de aula com alunos com necessidades educacionais especiais, principalmente se considerarmos a legislação atual na qual as escolas devem abrir suas portas para que o processo de inclusão seja efetivado. Adotou-se nessa pesquisa uma metodologia descritiva com abordagem qualitativa, sendo que ao final foi possível concluir após a aplicação do questionário proposto, a um total de doze professores da rede pública de ensino do Estado de Goiás, que apesar do empenho das autoridades educacionais do estado na realização de cursos voltados a inclusão, muito ainda terá que ser feito para que haja uma melhoria nos níveis de qualidade do ensino ofertado.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleFormação de professores e o contexto da educação inclusivaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-10T15:31:19Z-
dc.date.available2012-01-10T15:31:19Z-
dc.date.issued2012-01-10T15:31:19Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2381-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons