Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JoysseVasconcelosFrança.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gasto público federal na gestão de contratações : integração entre gestão orçamentária e gestão de contratações : estudo do Senado Federal
Autor(es): França, Joysse Vasconcelos
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Orçamento público
Contratos administrativos
Administração pública
Data de apresentação: 1-Out-2018
Data de publicação: 28-Abr-2020
Referência: FRANCA, Joysse Vasconcelos. Gasto público federal na gestão de contratações: integração entre gestão orçamentária e gestão de contratações: estudo do Senado Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os principais aspectos que afetam a gestão do orçamento, a gestão dos contratos e os fatores que influenciam na sua integração, tendo como parâmetro a qualidade. Buscou-se também verificar se a execução do orçamento e o alinhamento com as compras estão de acordo com as necessidades e expectativas reais dos setores solicitantes. Para a análise foi utilizado o Modelo Multicritério de Apoio à Decisão no Senado Federal. Tal modelo permite gerar análises qualitativas e quantitativas. Assim, foi possível identificar, na perspectiva do gestor, os principais aspectos que influenciam na qualidade das gestões do orçamento e das compras, bem como da sua integração. Como resultado, verificou-se que os coordenadores e responsáveis pela consolidação das demandas de contratações consideram sua utilização de relevância para a qualidade do serviço, de modo que o critério sistematização do processo e planejamento das compras foram considerados os principais elementos de impacto na integração das duas gestões. Em contrapartida, a gestão dos recursos orçamentários e financeiros obtiveram desempenhos inferiores. O fato do nível de qualidade percebido pelos agidos estarem acima do “Bom”, considerado como a posição “100” e perto do desempenho máximo demonstra que, embora alguns fatores não atingissem seu nível máximo de desempenho, a qualidade foi percebida de forma maximizada da aplicação do gasto público federal com contratações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.