Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23787
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JoaoVitorBorgesdaSilva.pdf2,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficiência da gestão pública municipal em educação e saúde : uma análise estática, dinâmica e espacial do Brasil
Autor(es): Silva, João Vitor Borges da
Orientador(es): Rosano Peña, Carlos
Assunto: Produtividade (Economia)
Municípios (Brasil)
Administração pública
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 28-Abr-2020
Referência: SILVA, João Vítor Borges da. Eficiência da gestão pública municipal em educação e saúde: uma análise estática, dinâmica e espacial do Brasil. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Essa pesquisa busca analisar a eficiência da gestão dos municípios brasileiros em educação e saúde. Primeiramente, em eficiência, por meio da Análise Envoltória de Dados, tanto através da eficiência clássica quanto através da eficiência composta. Posteriormente, a evolução da produtividade, pelo Índice de Produtividade de Malmquist (IPM). Finalmente, e avaliada a autocorrelação espacial dos resultados de ambas análises pelo Índice Global de Moran e Índice Local de Moran, de forma a observar a formação de clusters de municípios de desempenho similar, bem como de municípios outliers, cujo resultado e discrepante quando comparado com sua vizinhança. O resultados do DEA em educação e saúde demonstraram um resultado médio de eficiência de 56,6% no modelo BCC-IO composto e 76,7% no modelo BCC-OO composto. O resultado médio do IPM foi de uma redução de 23,5% da produtividade. A diferença da eficiência composta para a eficiência clássica foi de 21%. A análise dos índices global e local de Moran para os municípios corroborou para a autocorrelação da eficiência, indicando que os resultados são autocorrelacionados espacialmente. Inversamente, para o IPM, as estatísticas de Moran validaram a baixa correlação espacial da evolução da produtividade, fortalecendo a assunção de aleatoriedade e ausência de autocorrelação dos dados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.