Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2377
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ThaizeCarolineSilvadeOliveira.pdf2,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A escola como configuração de laços sociais : a inclusão de um sujeito com autismo
Outros títulos: School as a setting for social ties : the inclusion of a subjectwith autism
Autor(es): Oliveira, Thaíze Caroline Silva de
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação inclusiva
Autismo em crianças
Socialização
Educação de crianças
Data de apresentação: 8-Jul-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Thaíze Caroline Silva de. A escola como configuração de laços sociais: a inclusão de um sujeito com autismo. 2011. 127 f. il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A reflexão entre as relações existentes no contexto escolar e uma criança com autismo são os marcos norteadores desse trabalho, que busca identificar os laços sociais e suas formações afim de caracterizar uma real inclusão criança. Para tal, foi feito uma breve elucidação da educação e da educação especial, da questão cultural e das relações exercidas nesse contexto na sociedade e, por fim, uma reflexão sobre o autismo, com algumas definições e concepções, tendo por objetivo geral de investigar porque a escola é uma das principais instituições com poder de laço social e identificar a maneira como se da a inclusão educacional com sujeitos com autismo. Foi feita a observação da instituição por um período de dois anos, onde a criança foi acompanhada de perto, motivada pela forma como essa criança é inserida no espaço escolar e nas características que provem dessa relação e nos laços sociais que se construíram com ele e para ele. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Reflecting the relationship between school context and in a child with autism are milestones that guide this work, which seeks to identify the social ties and their formations in order to characterize areal inclusion child. To this end, made a brief elucidation of education and special education, the cultural issue and relation sexercised in this context in society and, finally, a discussion about autism, with some definitions and concepts, with the overall aim to investigate because school is one of the main institutions with the power of social ties and identify how education is the inclusion of subjects with autism. Observation was made of the institution for a period of two years, where the child was closely followed, motivated by how the child is placed in the school and the features that prove this relationship and the social ties that were built with it and him.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons