Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2376
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlinedeOliveiraAtaide.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição das tecnologias da informação e da comunicação para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual
Autor(es): Ataide, Aline de Oliveira
Orientador(es): Souza, Amaralina Miranda de
Assunto: Deficientes visuais
Tecnologia assistiva
Tecnologia da informação e comunicação
Acessibilidade digital
Data de apresentação: 19-Jul-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: ATAIDE, Aline de Oliveira. A contribuição das tecnologias da informação e da comunicação para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual. 2011. xvi, 103 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Incluir socialmente e digitalmente o sujeito com deficiência é o desafio da sociedade contemporânea, pois tão importante quanto o desenvolvimento tecnológico, é a socialização das oportunidades de uso para a população. Os telecentros acessíveis surgem neste cenário para disponibilizar o acesso e o domínio das novas tecnologias da informação e comunicação às pessoas com deficiência. Neste sentido, o presente trabalho, realizado no Telecentro Acessível da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (APAE/DF), buscou conhecer as tecnologias assistivas disponibilizadas, analisar entre outras coisas, a forma como se dá o acesso e a capacitação das pessoas com deficiência visual, assim como a formação dos professores que nele trabalham. Na metodologia da pesquisa, caracterizada como qualitativa, utilizou-se como estratégias a análise de documentos da APAE/DF, entrevistas semi estruturadas e questionários aplicados aos professores e alunos do Telecentro Acessível assim como o registro da rotina de atendimento deste grupo. Os resultados encontrados apontam para a confirmação de que as tecnologias da informação e comunicação que estão disponíveis no telecentro pesquisado atuam contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e ampliação das oportunidades de trabalho das pessoas com deficiência visual. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
To include socially and digitally the disabled person is the challenge of the contemporary society, because as important as the development technology is the use of socialization opportunities for the population. The telecentre accessible in this scenario appear to provide access and the master of new information and communication technologies to people with visually impaired. In this sense, this scholarly work conducted with visually impaired seen at APAE/DF(a philanthropic Brazilian school devoted to persons with disabilities at Brasilia city) has intention to examine among other things, how that access occurs, the training of teachers, assistive technologies. The research‟s methodology characterized as qualitative used analysis APAE‟s documents and semi-structured interviews and questionnaires for teachers and students Telecentre accessible. The results point to the confirmation that the information and communication technologies that are available in the telecenter researched work helping to improve the quality of life and expanding job opportunities for people with visual impairments.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2376
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons