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Título: Simulação realística como abordagem de ensino para profissionais de enfermagem
Outros títulos: Realistic simulation as teaching approach for nursing professionals
Autor(es): Mesquita, Hanna Clara Teixeira
Orientador(es): Magro, Marcia Cristina da Silva
Assunto: Simulação realística em saúde
Enfermeiros - formação
Enfermagem - estudo e ensino
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 24-Abr-2020
Referência: MESQUITA, Hanna Clara Teixeira. Simulação realística como abordagem de ensino para profissionais de enfermagem. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A simulação e o treino simulado são reconhecidos como estratégias pedagógicas fundamentais na formação de profissionais de saúde e caracteriza-se pelo impacto em várias dimensões, inclusive na satisfação e autoconfiança à segurança do indivíduo, alvo dos cuidados de enfermagem. Objetivos: Comparar se há diferença entre o efeito provocado pela estratégia de simulação combinada à teoria e a simulação isolada sobre a evolução da satisfação e autoconfiança de profissionais de enfermagem. Metodologia: Estudo quase-experimental quantitativo, com pré e pós-testes. O estudo foi realizado em um hospital de ensino do Distrito Federal, a amostra constituiu-se de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Para a coleta de dados adotou-se um questionário estruturado como pré e pós-testes e ainda a escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem. A amostra foi de conveniência e constituiu-se de 53 profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) sendo que 26 profissionais compuseram o grupo experimental e 27 o grupo controle, à época ativos na unidade. Para análise estatística foi utilizado o teste não paramétrico Mann-Whitney. A comparação pareada entre os grupos foi realizada com o teste não paramétrico de Wilcoxon. Resultados: A satisfação dos profissionais em relação a aprendizagem tanto no grupo experimental como no controle, mostrou melhora da condição inicial (baseline) para a condição após implementação das estratégias de ensino. Porém sem relevância estatística (p=0,1 vs p=0,4), respectivamente. A satisfação com o ganho de conhecimento aumentou de 3,2 1,0 para 3,5 0,8 no grupo experimental. No que se refere a autoconfiança, houve melhora significativa nos profissionais do grupo experimental da fase inicial para a final (p=0,007), diferente do grupo controle, que embora tenha mostrado melhora não houve relevância estatística (p=0,06). Conclusão: Os resultados confirmaram que a autoconfiança dos profissionais expostos a simulação combinada à teoria (grupo experimental) melhorou significativamente em relação àquele que vivenciou a simulação isoladamente.
Abstract: Introduction: Simulation and simulated training are recognized as fundamental pedagogical strategies in the training of health professionals and are characterized by the impact in several dimensions, including the satisfaction and self-confidence of the individual's safety in nursing care. Objectives: To compare if there is a difference between the effect of the simulation strategy combined with the theory and the isolated simulation on the evolution of satisfaction and self-confidence of nursing professionals. Methodology: Quantitative quasi-experimental study, with pre and post-tests. The study was conducted at a teaching hospital in the Federal District. To collect data, a structured questionnaire was used, such as pre and post-tests, as well as the scale of satisfaction and self-confidence in learning. The sample was of convenience and consisted of 53 nursing professionals (nurses, technicians and nursing auxiliaries) 26 professionals comprised the experimental group and 27 the control group, at the time active in the unit. For statistical analysis was the non-parametric Mann-Whitney test was used. The paired comparison between the groups was performed with the nonparametric Wilcoxon test. Results: The satisfaction of the professionals in relation to learning in both the experimental and control groups showed improvement from baseline to the condition after implementation of teaching strategies. However, no statistical significance (p = 0.1 vs p = 0.4), respectively. Satisfaction with the knowledge gain increased from 3.2 ± 1.0 to 3.5 ± 0.8 in the experimental group. With regard to self-confidence, there was a significant improvement in the professionals of the experimental group from the initial to the final phase (p = 0.007), different from the control group, although it showed improvement there was no statistical significance (p = 0.06). Conclusion: The results confirmed that the self-confidence of the professionals exposed to the combined simulation (experimental group) improved significantly compared to that with isolated simulation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
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