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dc.contributor.advisorMagro, Marcia Cristina da Silva-
dc.contributor.authorMesquita, Hanna Clara Teixeira-
dc.identifier.citationMESQUITA, Hanna Clara Teixeira. Simulação realística como abordagem de ensino para profissionais de enfermagem. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A simulação e o treino simulado são reconhecidos como estratégias pedagógicas fundamentais na formação de profissionais de saúde e caracteriza-se pelo impacto em várias dimensões, inclusive na satisfação e autoconfiança à segurança do indivíduo, alvo dos cuidados de enfermagem. Objetivos: Comparar se há diferença entre o efeito provocado pela estratégia de simulação combinada à teoria e a simulação isolada sobre a evolução da satisfação e autoconfiança de profissionais de enfermagem. Metodologia: Estudo quase-experimental quantitativo, com pré e pós-testes. O estudo foi realizado em um hospital de ensino do Distrito Federal, a amostra constituiu-se de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Para a coleta de dados adotou-se um questionário estruturado como pré e pós-testes e ainda a escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem. A amostra foi de conveniência e constituiu-se de 53 profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) sendo que 26 profissionais compuseram o grupo experimental e 27 o grupo controle, à época ativos na unidade. Para análise estatística foi utilizado o teste não paramétrico Mann-Whitney. A comparação pareada entre os grupos foi realizada com o teste não paramétrico de Wilcoxon. Resultados: A satisfação dos profissionais em relação a aprendizagem tanto no grupo experimental como no controle, mostrou melhora da condição inicial (baseline) para a condição após implementação das estratégias de ensino. Porém sem relevância estatística (p=0,1 vs p=0,4), respectivamente. A satisfação com o ganho de conhecimento aumentou de 3,2 1,0 para 3,5 0,8 no grupo experimental. No que se refere a autoconfiança, houve melhora significativa nos profissionais do grupo experimental da fase inicial para a final (p=0,007), diferente do grupo controle, que embora tenha mostrado melhora não houve relevância estatística (p=0,06). Conclusão: Os resultados confirmaram que a autoconfiança dos profissionais expostos a simulação combinada à teoria (grupo experimental) melhorou significativamente em relação àquele que vivenciou a simulação isoladamente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSimulação realística em saúdept_BR
dc.subject.keywordEnfermeiros - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordSatisfação no trabalhopt_BR
dc.titleSimulação realística como abordagem de ensino para profissionais de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeRealistic simulation as teaching approach for nursing professionalspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-24T20:53:50Z-
dc.date.available2020-04-24T20:53:50Z-
dc.date.submitted2018-12-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23747-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: Simulation and simulated training are recognized as fundamental pedagogical strategies in the training of health professionals and are characterized by the impact in several dimensions, including the satisfaction and self-confidence of the individual's safety in nursing care. Objectives: To compare if there is a difference between the effect of the simulation strategy combined with the theory and the isolated simulation on the evolution of satisfaction and self-confidence of nursing professionals. Methodology: Quantitative quasi-experimental study, with pre and post-tests. The study was conducted at a teaching hospital in the Federal District. To collect data, a structured questionnaire was used, such as pre and post-tests, as well as the scale of satisfaction and self-confidence in learning. The sample was of convenience and consisted of 53 nursing professionals (nurses, technicians and nursing auxiliaries) 26 professionals comprised the experimental group and 27 the control group, at the time active in the unit. For statistical analysis was the non-parametric Mann-Whitney test was used. The paired comparison between the groups was performed with the nonparametric Wilcoxon test. Results: The satisfaction of the professionals in relation to learning in both the experimental and control groups showed improvement from baseline to the condition after implementation of teaching strategies. However, no statistical significance (p = 0.1 vs p = 0.4), respectively. Satisfaction with the knowledge gain increased from 3.2 ± 1.0 to 3.5 ± 0.8 in the experimental group. With regard to self-confidence, there was a significant improvement in the professionals of the experimental group from the initial to the final phase (p = 0.007), different from the control group, although it showed improvement there was no statistical significance (p = 0.06). Conclusion: The results confirmed that the self-confidence of the professionals exposed to the combined simulation (experimental group) improved significantly compared to that with isolated simulation.pt_BR
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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