Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2373
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaLuciaSilverioCosta.pdf584,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação continuada e a sua contribuição para a atuação do professor diante a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Costa, Ana Lúcia Silvério
Orientador(es): Reis, Carla de Borja
Assunto: Professores de educação especial - formação
Educação permanente
Educação inclusiva
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: COSTA, Ana Lúcia Silvério. A formação continuada e a sua contribuição para a atuação do professor diante a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2011. 61 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa apresenta reflexões sobre a importância da formação continuada para a atuação do professor diante a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Considerando as exigências que giram em torno da inclusão, os objetivos deste estudo consistiram em verificar a formação existente dos educadores pesquisados e se ela proporciona qualidade no ensino a estes alunos, público alvo da educação especial. Foi realizada em uma Escola Classe da cidade de Santa Maria /DF e a metodologia orientou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação com a utilização de instrumentos relevantes para o desenvolvimento da investigação. O presente estudo demonstrou que os docentes pesquisados identificam a Formação Continuada elementar para obter saberes que contribuem para uma atuação pedagógica significativa ao aluno com necessidades educacionais especiais e a efetivação de um espaço de formação no próprio contexto escolar refletiria em uma prática pedagógica reflexiva, possibilitando maior enfrentamento das diversidades presentes em uma escola inclusiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2373
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons