Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23735
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TamineAlanaOliveiraPinto_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Classificação museológica e coleções etnográficas : trajetória da Coleção Galvão da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília
Autor(es): Pinto, Tamine Alana Oliveira
Orientador(es): Britto, Clovis Carvalho
Assunto: Museus e coleções etnológicas
Documentação museológica
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 23-Abr-2020
Referência: PINTO, Tamine Alana Oliveira. Classificação museológica e coleções etnográficas: trajetória da Coleção Galvão da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília. 2019. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A pesquisa parte de uma problematização sobre a dimensão social e política dos processos de classificação tipológica de objetos e coleções no âmbito da museologia. Com o entendimento de que existem vários níveis de classificação que operam nas instituições museológicas, aborda a constituição da categorização de coleções etnográficas e a relação entre objetos etnográficos e objetos de arte a partir de uma perspectiva histórica. Propõe como objeto de estudo analisar a trajetória da “Coleção Galvão”, coleção etnográfica reunida por Eduardo Galvão (1922-1978) durante breve período em que este antropólogo atuou na Universidade de Brasília (1963-1965), incorporada ao acervo museológico da Casa da Cultura da América Latina (CAL) em 2002. Apresenta uma contextualização da trajetória profissional e da obra de Eduardo Galvão no campo da antropologia brasileira e uma aproximação ao contexto de formação e de circulação da Coleção Galvão, propondo ainda uma análise do tratamento museológico dado a esta coleção. Nesse âmbito, apresenta um histórico da CAL e levanta assuntos relacionados à documentação museológica e à produção de exposições com objetos etnográficos, apresentando diferentes propostas curatoriais que contaram com peças da Coleção Galvão.
Resumén: La investigación parte de una problematización sobre la dimensión social y política de los procesos de clasificación tipológica de objetos y colecciones en el ámbito de la museología. Teniendo en cuenta de que existen varios niveles de clasificación que operan en las instituciones museológicas, aborda la constitución de la categorización de colecciones etnográficas y la relación entre objetos etnográficos y objetos de arte desde una perspectiva histórica. La presente investigación propone como objeto de estudio analizar la trayectoria de la "Coleção Galvão", colección etnográfica reunida por Eduardo Galvão (1922-1978) durante breve período en que este antropólogo actuó en la Universidad de Brasilia (1963-1965), incorporada al acervo museológico de la Casa da Cultura da América Latina (CAL) en 2002. Se presenta una contextualización de la trayectoria profesional y de la obra de Eduardo Galvão en el campo de la antropología brasileña y una aproximación al contexto de formación y de circulación de la “Coleção Galvão”, planteando además un análisis del tratamiento museológico dado a esta colección. En este ámbito, presenta un histórico de la CAL y plantea asuntos relacionados a la documentación museológica y a la producción de exposiciones con objetos etnográficos, presentando diferentes propuestas curatoriales que contaron con piezas de la “Coleção Galvão”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.
Aparece na Coleção:Museologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons