Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/23715
Título: | O arranjo como ferramenta didática em práticas musicais em conjunto |
Autor(es): | Menezes, Caio Fonseca de |
Orientador(es): | Montandon, Maria Isabel |
Assunto: | Música na educação Educação básica Música - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 7-Dez-2018 |
Data de publicação: | 22-Abr-2020 |
Referência: | MENEZES, Caio Fonseca de. O arranjo como ferramenta didática em práticas musicais em conjunto. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral relatar a experiência de elaboração de arranjos didáticos realizados na à disciplina de Estágio Supervisionado III da Universidade de Brasília realizado no Centro de Ensino Fundamental I do Núcleo Bandeirante com a finalidade de contribuir por meio dos relatos de experiência, reflexões e sugestões com a criação de arranjos para a sala de aula. Para isso, serão apresentados os princípios dos arranjos elaborados, o porquê das escolhas para cada instrumento no arranjo, porquê foi considerado básico/fácil de execução nos respectivos instrumentos. Por último, será feito uma reflexão crítica da experiência com a elaboração e aplicação dos arranjos, o que deu certo, o que deu errado e quais escolhas poderiam ter sido diferentes. |
Abstract: | This work aims at describing the experience of creating arrangements for instrumental groups during the intership experience at the course named “Estágio Supervisionado em Música III”, at the school “Ensino Fundamental I do Núcleo Bandeirante”, Distrito Federal. The goal is to contribute with ideas, suggestions and reflections on the experience of creating pedagogical arrangements in a group context with acoustic guitar and percussion. For that purpose, it is presented some of the principles that were used to create the arrangements, the reason why each instrument had their respective melody and rhythm and why they were considered easy/basic for each instrument. At last, it is presented a critical reflexion about the whole experience, what did work or not and what could have been done differently. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons