Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CaioFonsecaDeMenezes_tcc.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMontandon, Maria Isabel-
dc.contributor.authorMenezes, Caio Fonseca de-
dc.identifier.citationMENEZES, Caio Fonseca de. O arranjo como ferramenta didática em práticas musicais em conjunto. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral relatar a experiência de elaboração de arranjos didáticos realizados na à disciplina de Estágio Supervisionado III da Universidade de Brasília realizado no Centro de Ensino Fundamental I do Núcleo Bandeirante com a finalidade de contribuir por meio dos relatos de experiência, reflexões e sugestões com a criação de arranjos para a sala de aula. Para isso, serão apresentados os princípios dos arranjos elaborados, o porquê das escolhas para cada instrumento no arranjo, porquê foi considerado básico/fácil de execução nos respectivos instrumentos. Por último, será feito uma reflexão crítica da experiência com a elaboração e aplicação dos arranjos, o que deu certo, o que deu errado e quais escolhas poderiam ter sido diferentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.titleO arranjo como ferramenta didática em práticas musicais em conjuntopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-22T19:28:06Z-
dc.date.available2020-04-22T19:28:06Z-
dc.date.submitted2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23715-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work aims at describing the experience of creating arrangements for instrumental groups during the intership experience at the course named “Estágio Supervisionado em Música III”, at the school “Ensino Fundamental I do Núcleo Bandeirante”, Distrito Federal. The goal is to contribute with ideas, suggestions and reflections on the experience of creating pedagogical arrangements in a group context with acoustic guitar and percussion. For that purpose, it is presented some of the principles that were used to create the arrangements, the reason why each instrument had their respective melody and rhythm and why they were considered easy/basic for each instrument. At last, it is presented a critical reflexion about the whole experience, what did work or not and what could have been done differently.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons