Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cernev, Francine Kemmer | - |
dc.contributor.author | Martins, Isabel Quintela Soares | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Isabel Quintela Soares. Canto coral em movimento: a utilização da movimentação corporal no ensaio coral. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca conhecer, sob o ponto de vista de um regente e de uma preparadora de coro, qual o papel desempenhado pelo uso da movimentação no momento do ensaio em grupos corais. A análise contou com uma breve pesquisa em bibliografia nacional e internacional. Buscou-se compreender como é a estrutura do ensaio coral, em que momentos o gesto ou a movimentação podem ser utilizados, quais os tipos de movimentos usados e quais os resultados obtidos a partir da perspectiva destes entrevistados. Os resultados mostraram que o movimento pode ser benéfico desde a etapa do aquecimento, como auxílio para desenvolver maior consciência corporal no coralista, passando pela técnica vocal e até o momento da preparação do repertório, momentos em que auxilia na compreensão do coro a respeito do fraseado musical que deve ser executado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canto coral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consciência corporal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canto - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Voz | pt_BR |
dc.title | Canto coral em movimento : a utilização da movimentação corporal no ensaio coral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-22T19:20:16Z | - |
dc.date.available | 2020-04-22T19:20:16Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/23714 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work seeks to know the role of movements during the choral rehearsal, under the perspective of a conductor and vocal coach. The analysis was made by bibliographical research in both Brazilian and foreign literature. There was an attempt to understand what the choir rehearsal structure is, in which moments the movements can be used, what kinds of movements are used and what are the results obtained, from the perspective of the interviewed professionals. The results show that movements can be useful from the warm-up, as an element to help develop the choral singer’s body awareness, through the vocal technique, and on the repertoire’s preparation moment, in which it helps the choir to understand the musical phrases. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|