Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23714
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IsabelQuintelaSoaresMartins_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCernev, Francine Kemmer-
dc.contributor.authorMartins, Isabel Quintela Soares-
dc.identifier.citationMARTINS, Isabel Quintela Soares. Canto coral em movimento: a utilização da movimentação corporal no ensaio coral. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca conhecer, sob o ponto de vista de um regente e de uma preparadora de coro, qual o papel desempenhado pelo uso da movimentação no momento do ensaio em grupos corais. A análise contou com uma breve pesquisa em bibliografia nacional e internacional. Buscou-se compreender como é a estrutura do ensaio coral, em que momentos o gesto ou a movimentação podem ser utilizados, quais os tipos de movimentos usados e quais os resultados obtidos a partir da perspectiva destes entrevistados. Os resultados mostraram que o movimento pode ser benéfico desde a etapa do aquecimento, como auxílio para desenvolver maior consciência corporal no coralista, passando pela técnica vocal e até o momento da preparação do repertório, momentos em que auxilia na compreensão do coro a respeito do fraseado musical que deve ser executado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCanto coralpt_BR
dc.subject.keywordConsciência corporalpt_BR
dc.subject.keywordCanto - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordVozpt_BR
dc.titleCanto coral em movimento : a utilização da movimentação corporal no ensaio coralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-22T19:20:16Z-
dc.date.available2020-04-22T19:20:16Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23714-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work seeks to know the role of movements during the choral rehearsal, under the perspective of a conductor and vocal coach. The analysis was made by bibliographical research in both Brazilian and foreign literature. There was an attempt to understand what the choir rehearsal structure is, in which moments the movements can be used, what kinds of movements are used and what are the results obtained, from the perspective of the interviewed professionals. The results show that movements can be useful from the warm-up, as an element to help develop the choral singer’s body awareness, through the vocal technique, and on the repertoire’s preparation moment, in which it helps the choir to understand the musical phrases.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons