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Título: Impactos da gamificação em cursos a distância na plataforma Escola do Trabalhador
Autor(es): Roriz, Mateus Vieira da Silva
Orientador(es): Silva, Wander Cleber Maria Pereira da
Assunto: Gamificação
Educação à distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 20-Abr-2020
Referência: RORIZ, Mateus Vieira da Silva. Impactos da gamificação em cursos a distância na plataforma Escola do Trabalhador. 2019. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Gamificação é um processo que utiliza elementos de jogos em ambientes em que se busca um maior engajamento e motivação, e sua adoção vem crescendo nos últimos anos em empresas, instituições de ensino e inclusive nos próprios jogos. A utilização de estratégias de gamificação no ensino tem se tornado mais significativas e nesta revisão sistemática é tratado a resultante dessa aplicação com base no estudo de caso dos curso gamificados na plataforma Escola do Trabalhador. Aplicou-se a técnica de revisão sistemática de literatura para desenvolvimento do referencial teórico e desenvolvimento da metodologia. Com a análise parcial dos dados coletados da plataforma, é possível realizar um estudo de resultados preliminares, em que pode-se notar pouca variação entre o número de matrículas em cursos gamificados e não gamificados, contudo ainda se faz necessário a coleta completa dos dados dos cursos para que se possa responder às questões de pesquisa e por fim realizar uma análise da resultante desta implementação de gamificação.
Abstract: Gamification is the process that utilizes game elements in environments that seek more motivation and engagement, and it’s adoption has been growing in the last years inside companies, teaching institutions e even in the games themselves. The utilization of gamification strategies in teaching have been growing more significative and in this systematic review the resulting of this application is treated in the basis of the case study of gamified courses in the Escola do Trabalhador platform. The literature systematic review has been applied for the development of the theoretical literature reference and methodology development. With the partial analysis of the collected data of the platform, it is possible to perform a study of the preliminary results, in which it can be observed low variation between the number of students enrolled in gamified courses and non-gamified courses, however it is still needed to perform the complete gathering of the courses data so that the research questions can be answered and lastly the resultant of this gamification implementation can be analysed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2019.
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