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2019_MateusVieiraDaSilvaRoriz_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Wander Cleber Maria Pereira da-
dc.contributor.authorRoriz, Mateus Vieira da Silva-
dc.identifier.citationRORIZ, Mateus Vieira da Silva. Impactos da gamificação em cursos a distância na plataforma Escola do Trabalhador. 2019. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2019.pt_BR
dc.description.abstractGamificação é um processo que utiliza elementos de jogos em ambientes em que se busca um maior engajamento e motivação, e sua adoção vem crescendo nos últimos anos em empresas, instituições de ensino e inclusive nos próprios jogos. A utilização de estratégias de gamificação no ensino tem se tornado mais significativas e nesta revisão sistemática é tratado a resultante dessa aplicação com base no estudo de caso dos curso gamificados na plataforma Escola do Trabalhador. Aplicou-se a técnica de revisão sistemática de literatura para desenvolvimento do referencial teórico e desenvolvimento da metodologia. Com a análise parcial dos dados coletados da plataforma, é possível realizar um estudo de resultados preliminares, em que pode-se notar pouca variação entre o número de matrículas em cursos gamificados e não gamificados, contudo ainda se faz necessário a coleta completa dos dados dos cursos para que se possa responder às questões de pesquisa e por fim realizar uma análise da resultante desta implementação de gamificação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação à distânciapt_BR
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.titleImpactos da gamificação em cursos a distância na plataforma Escola do Trabalhadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-20T16:20:54Z-
dc.date.available2020-04-20T16:20:54Z-
dc.date.submitted2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23681-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Gamification is the process that utilizes game elements in environments that seek more motivation and engagement, and it’s adoption has been growing in the last years inside companies, teaching institutions e even in the games themselves. The utilization of gamification strategies in teaching have been growing more significative and in this systematic review the resulting of this application is treated in the basis of the case study of gamified courses in the Escola do Trabalhador platform. The literature systematic review has been applied for the development of the theoretical literature reference and methodology development. With the partial analysis of the collected data of the platform, it is possible to perform a study of the preliminary results, in which it can be observed low variation between the number of students enrolled in gamified courses and non-gamified courses, however it is still needed to perform the complete gathering of the courses data so that the research questions can be answered and lastly the resultant of this gamification implementation can be analysed.pt_BR
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