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dc.contributor.advisorSantos, Carolina Cassia Batista-
dc.contributor.authorSantos, Allane Valéria Ferreira-
dc.identifier.citationSANTOS, Allane Valéria Ferreira. A avaliação socioeconômica para garantia de acesso à assistência estudantil: análise do instrumental técnico-operativo do Serviço Social na UnB. 2017. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é descrever e analisar o estudo socioeconômico como principal instrumental técnico-operativo para acesso aos programas de assistência estudantil da Universidade de Brasília, mais especificamente a avaliação socioeconômica. Esta pesquisa é de caráter descritivo, sendo composta por dados qualitativos, que oferecerem maior descrição e possibilidade de análise do tema. A metodologia utilizada para a realização do trabalho foi a análise documental. Após a organização do material coletado, realizou-se a análise dos dados extraídos de relatórios, estudos de caso e estudos socioeconômicos à luz do arcabouço teórico elaborado a partir da revisão de literatura, em seguida realizada a análise de conteúdo. Espera-se, com este estudo, oferecer maior visibilidade aos processos que envolvem a assistência estudantil da universidade, tendo em vista os desafios da operacionalização por meio dos profissionais. Os resultados da pesquisa podem proporcionar subsídios para uma intervenção profissional mais efetiva. O presente trabalho está estruturado em três capítulos: o primeiro capítulo traz um breve histórico da Educação Superior Brasileira e assistência estudantil; o segundo trata dos instrumentais técnico-operativos nos processos de trabalho do Serviço Social no Brasil; e o terceiro capítulo aborda os instrumentais técnico-operativos do serviço social na assistência estudantil, finalizando com a análise dos dados sobre o instrumental técnico-operativo avaliação socioeconômica, um dos principais mecanismos utilizados para acesso à assistência estudantil na Universidade de Brasília.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - política de assistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.titleA avaliação socioeconômica para garantia de acesso à assistência estudantil : análise do instrumental técnico-operativo do Serviço Social na UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-20T13:48:05Z-
dc.date.available2020-04-20T13:48:05Z-
dc.date.submitted2017-07-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23668-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work is to describe and analyze the socioeconomic study as the main technical-operative instrumental for access to student assistance programs at the University of Brasília, more specifically the socioeconomic evaluation. This research is descriptive and composed of qualitative data that provide better description and possibility of analysis for the theme. The methodology used was the documental analysis. After collecting, it was carried out an analysis of the data extracted from reports, case studies and socio-economic studies in the light of pre-selected theoretical framework. With this study, we expect to offer a better visibility to the processes involving student assistance at university, in view of challenges of its implementation by professionals. The results of this research can provide subsidy for more effective social intervention. This work is divided into three chapters: the first chapter presents a brief history of higher education in Brazil, the second approaches the Work Processes and Social Work in Brazil and the third addresses the technical-operative instrumentals of social work regarding student assistance, ending with the socio-economic analysis for access to student assistance at the University of Brasilia.pt_BR
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