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Título: Análise da perda de carga no sistema de admissão de motores de combustão interna ciclo Otto : caracterização de uma bancada de fluxo para cabeçotes
Autor(es): Silva, Lukas Christian Beserra
Orientador(es): Oliveira, Alessandro Borges de Sousa
Coorientador(es): Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias
Assunto: Motores de combustão interna
Bancada de fluxo
Data de apresentação: 5-Jul-2017
Data de publicação: 14-Abr-2020
Referência: SILVA, Lukas Christian Beserra. Análise da perda de carga no sistema de admissão de motores de combustão interna ciclo Otto: caracterização de uma bancada de fluxo para cabeçotes. 2017. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo caracterizar uma bancada de fluxo para cabeçotes analisando a perda de carga no sistema de admissão do motor Volks Wagem EA111 Power. A bancada utilizada para as análises foi a MotorPower 200 v.106. Nela serão realizados testes já pré-definidos pela bancada e testes externos para a coletor para aquisição de dados suficientes para as análises propostas. Os dados gerados por ela serão analisados e possibilitarão a construção de curvas de performance comparadas com o motor em ambiente de uso normal (instalado no veículo). Para que a bancada escolhida fosse capaz de realizar os testes propostos foi necessária a criação de um plenum para conectar o furo de aferição da bancada ao cabeçote do motor. Através das curvas e dos dados gerados será possível identificar os principais pontos de perda de carga do sistema de admissão, o indicativo de possíveis causas e a proposição de alterações capazes de solucionar os problemas identificados.
Abstract: This paper’s aim is to characterize a bench flow for cylinder heads analyzing the head loss in the Volks Wagem EA111 Power motor’s intake system. The bench used for analysis was MotorPower 200 v.106. The pre-defined tests in the bench flow and external tests for the manifold will be accomplished to obtain sufficient data to the proposed analysis. The data which will be generated by the bench flow will analyzed and it´ll enabled the creation of performance graphics compared to the motor in normal use environment (installed in the vehicle). For the chosen bench flow be able to perform the proposed tests, it was necessary to have the creation of a plenum to connect the bench flow’s measure hole to the motor’s cylinder head. Through the analysis, the graphics and the data generated, it will be possible to identify the major points of load loss in the manifold, also the indicative of possible causes and the proposition of alterations capable of solving the identified problems
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia Automotiva, 2017.
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