Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RosangelaBritoSalgado.pdf426,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção de professores e estudante com necessidades educacionais especiais sobre o processo de inclusão escolar em Alexânia - GO
Autor(es): Salgado, Rosângela Brito
Orientador(es): Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro
Assunto: Educação inclusiva
Professores de educação especial - formação
Educação e Estado
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: SALGADO, Rosângela Brito. A percepção de professores e estudante com necessidades educacionais especiais sobre o processo de inclusão escolar em Alexânia-GO. 2011. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo objetivou levantar dados acerca do panorama atual referente à implantação da perspectiva educacional inclusiva no município de Alexânia-GO, mais precisamente numa escola da rede pública municipal. Inicia-se com a abordagem teórica que delineia os parâmetros norteadores do processo de criação e adequação da perspectiva educacional inclusiva no sistema educacional brasileiro. Participaram da pesquisa 15 professores dos anos iniciais do ensino fundamental, um estudante surdo, a respectiva professora do estudante e a diretora da escola em questão. Os resultados deste estudo apontaram que as políticas públicas educacionais direcionadas à educação inclusiva ainda não são implementadas de modo eficaz nas escolas públicas de Alexânia. Diversos foram os fatores identificados como desfavoráveis à educação inclusiva, como a insuficiente formação continuada dos professores, no que se refere ao processo de inclusão escolar, bem como a ausência de estrutura de apoio da escola (salas de recursos, equipamentos e professor especialista em educação inclusiva para o atendimento complementar) aos estudantes com NEEs matriculados em escolas regulares do município de Alexânia. Neste sentido, o estudo concluiu que as escolas regulares de Alexânia têm se restringido a matricular estudantes com NEEs, porém ainda não os incluíram como estudantes, ou seja, atualmente os estudantes se encontram excluídos da possibilidade de aprender dentro do próprio meio escolar, dentro dos muros da própria escola, como foi o caso do estudante foco deste estudo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons